Você é um profissional da Parentalidade?

Escola da Parentalidade

Você se reconhece como um profissional da Parentalidade? Frequentemente, nos deparamos com pessoas que não entendem muito essa nomenclatura e se questionam se são profissionais da Parentalidade. Então, leia este texto até o fim e descubra se você é um profissional que será contemplado com todas as ações da Escola de Profissionais da Parentalidade.

Embora, esse termo seja usado desde a década de 60, ainda é novo para muitas pessoas. E, por isso, é comum que alguém fique em dúvida se é ou não um profissional da parentalidade.

Parentalidade se refere à pessoa ou pessoas que exercem as funções parentais sobre uma ou mais crianças. Ou seja, é um ou mais adultos que são responsáveis pelo desenvolvimento físico, psíquico ou social da(s) crianças.

Tradicionalmente, essa responsabilidade é atribuída à figura materna ou paterna, que são os cuidadores imbuídos em nossa sociedade pelos cuidados iniciais às crianças. Além disso, as funções maternas e paternas referem-se ao cuidado, proteção, segurança e disciplina. E podem ser desempenhadas, não somente pelos pais, mas por qualquer pessoa que se responsabilize pelo desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social da criança, que garanta seu bem-estar e crescimento saudável e que se preocupe em cuidar, proteger, segurar e disciplinar essas crianças.

Porém, precisamos lembrar que os pais não podem e não devem ser os únicos cuidadores e responsáveis pelas crianças. Afinal, desde o nascimento, elas são seres sociais, inseridas numa família, numa comunidade, numa sociedade. E todas essas culturas permeiam o desenvolvimento infantil.

Aquele famoso dizer afriacano “é preciso de toda uma aldeia para cuidar de uma criança” faz total sentido quando pensamos nessas questões.

Portanto, é responsabilidade de todos que cuidem e zelem pelo desenvolvimento infantil desde a mais tenra idade, mas que zelem e apoiem também seus pais, pois são eles a base de formação, cuidados, proteção e disciplina para essas crianças que crescerão e se tornarão os cidadãos de nossa sociedade.

Diante disso, fica claro que os profissionais da parentalidade são todos aqueles que cuidam de quem cuida dessas crianças e/ou de quem está próximo delas.

Podem ser profissionais da parentalidade profissionais da saúde (psicólogo, médicos, nutricionista, consultoras de amamentação e do sono, doulas, educadores físicos, fisioterapeutas, dentre outros); educação (professores, educadora parentais, dentre outros); serviço social; serviço jurídico (advogados, profissionais que atuem em órgãos de defesa da famílias e crianças); entre outros que cuide de gestantes, mães, pais, avós, famílias e das próprias crianças.

Se em seu trabalho, você cuida, apóia, orienta ou oferece algum tipo de produto ou serviço para homens ou mulheres que são responsáveis pelos cuidados de uma ou mais criança, você é um profissional da parentalidade. E essa Escola é pra você!

Aproveitamos para te convidar a conhecer nosso Curso de Extensão Online na área da Parentalidade. Neste curso oferecemos embasamento teórico e prático para os profissionais que estão em busca de mais segurança para desenvolver projetos para este público. A turma 02 está com as inscrições abertas até o dia 16/03 (ou antes, caso as vagas se esgotem). Clique aqui e conheça cada detalhe deste curso.

Te esperamos lá!

Related Posts