A importância de continuar sempre se atualizando

Profissionais da parentalidade certamente fizeram um ou mais cursos para estarem aptos a prestar o seu serviço diário. Contudo, muitas pessoas se contentam com a formação que possuem, ou, por diversos motivos, param de aprender sobre a sua área. Veja por que é importante continuar sempre se atualizando. Se você parou de estudar, te convido a ler o texto e mudar a sua atitude o quanto antes. E se você continua se aperfeiçoando constantemente, também te convido a ler esse texto e renovar suas motivações para continuar se atualizando!

A importância do conhecimento

Pense em algo que você conquistou e que não pode ser tirado por ninguém. Se você se lembrou do conhecimento, acertou. O que é aprendido somente é acumulado, jamais subtraído.Ninguém consegue adentrar nosso cérebro para tirar uma informação captada.

O conhecimento nos propicia diversas vantagens, tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. Nós nos sentimos realizados quando aprendemos algo interessante, que realmente nos agrega aprendizado. Por ele, podemos traçar objetivos e alcançar metas, principalmente na profissão. Quanto mais coisas novas se aprende, mais seguro se fica para atuar na área escolhida, já que é possível emitir opiniões e tecer pareceres baseados em sua experiência e novas teorias.

Por que se atualizar

Você pode pensar: eu já aprendi bastante, já tenho diversos certificados de cursos, agora chega de aprender. Já estou realizado profissionalmente, então não preciso mais estudar.

Se você pensa assim, corre sério risco de ficar para trás. Afinal, a informação não será perdida, já que conhecimento não se perde nem se tira, mas ela pode não ter o mesmo valor amanhã. Dessa forma, é preciso atualizar-se, saber o que há de novo em sua área, certificar-se em novas modalidades.

Conforme Lavoisier (1789) nos disse: “nada se cria, tudo se transforma”. O conhecimento também sofre transformações. O aprendizado contínuo é necessário para que o conhecimento circule, para que beneficie as pessoas cada vez mais. Um conhecimento pode ser inovador hoje, mas deixar de ser amanhã. A superação acontecerá, e o ideal é que seja você a superar a informação, e não o contrário.

A famosa zona de conforto

Nós sabemos que a rotina não é fácil, que são inúmeras as responsabilidades do dia-a-dia. Porém, como se superar em seu trabalho, para prestar cada vez mais auxílio, alcançar metas e objetivos, aumentar os ganhos, se a pessoa está confortavelmente na zona de conforto?

O aperfeiçoamento profissional é possível por uma série de modalidades, seja a leitura de um livro, um artigo na internet, minicursos, grupos de estudos, supervisões e cursos, tanto presenciais quanto online. Portanto, é possível estudar nas horas vagas, encaixando a oportunidade de conhecimento e crescimento em seu tempo livre.

Aprendizado é necessidade

Assim como você sente a necessidade de comer, beber, respirar e dormir, tenha o conhecimento também como prioridade, como algo necessário para você continuar e seguir em frente. Quem não entende isso, pode ser ultrapassado, e certamente será.

Afinal, há algumas décadas, as pessoas se comunicavam apenas por cartas e telegramas. O fax ultrapassou a forma principal de comunicação, mas o e-mail chegou para aposentar os aparelhos que enviavam e recebiam correspondências por papéis de bobina. Atualmente, até o e-mail tem se tornado uma forma de comunicação secundária. O mesmo pode acontecer com você, profissional que parou de se atualizar.

Fundamentação teórica e prática

Contudo, para obter conhecimento da melhor forma possível, procure uma escola idônea, com bom reconhecimento no mercado. É importante que seja oferecida fundamentação teórica e prática, para que o profissional da parentalidade esteja realmente apto após o estudo.

Oferecer material de apoio também é interessante, pois o aluno pode consultar o material sempre que desejar, para recordar-se de algo ou aprimorar suas lições.

Como você pode perceber, é de fundamental importância oportunizar a si o conhecimento contínuo, a atualização das informações de sua área. Você se sentirá realizado pessoal e profissionalmente, pelos objetivos alcançados e também porque oferecerá o melhor suporte na área da parentalidade.