Autoconhecimento: o que é e por que precisamos dele?

“Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.” – Lao-Tsé

*Por Débora Carmona, psicóloga e aluna EPP

Você sabe quem você é? Quais são suas qualidades? Quais são seus medos? Sabe que sonhos você carrega? Que objetivos você já alcançou? É comum que a gente saiba (ou ache que saiba) mais sobre o outro do que sobre si. Quando alguém pede para falarmos sobre quem somos, não sabemos nem por onde começar. O nome! Ufa… o nome eu sei. A profissão… boa. Mãe de quem?… essa a gente responde mesmo sem ninguém perguntar. Orgulho de mãe.

Mas essas respostas ficam cada vez mais difíceis quando a gente precisa conhecer o nosso interior, os nossos sentimentos e emoções. Nessa hora, a gente percebe que vive no automático e não se dá conta de tantas coisas sentidas, do quanto algumas falas nos machucam, o quanto fazemos escolhas sem pensar no porquê.

Para quem serve o autoconhecimento?

Para você, principalmente. Conhecer quem é você na sua essência é extremamente importante para você. Mas o autoconhecimento também impacta na vida das pessoas ao seu redor: na sua relação com o seu bebê (seja um bebê de 2 meses ou de 24 anos), com o parceiro, a mãe, o pai, os irmãos e os amigos. Todos podem se beneficiar a partir do seu processo de autoconhecimento.
Sabe por quê? Porque você conseguir se perceber ajuda a entender as suas atitudes, entender quando a situação pede uma pausa para respirar, o que fazer quando suas preocupações interferem nos seus relacionamentos e te propiciar mudar. Mudar o olhar, mudar as atitudes, mudar os propósitos, mudar para a sua melhor versão.

O autoconhecimento não é um ponto final a ser atingido, mas sim um processo. Não é algo que você possui ou não. Autoconhecimento vai se adquirindo com a vida, com diversas experiências, com calma ou no meio da explosão, mas é algo gradual. E é essa construção a longo prazo que pode te fazer enxergar situações antes inexplicáveis, encontrar luz onde antes só se via escuridão, ter clareza sobre a própria história e porque você é o que é.
Para você se entender, fazer as pazes com o seu passado, viver o presente e se ocupar somente o suficiente com o futuro, é necessário se conhecer, da mesma forma que você só cuida de um ferimento depois de saber em que parte do corpo ele está e que tipo de machucado é esse.

OK, mas onde eu acho esse remédio para autoconhecimento?

Até aqui, você já tem uma ideia do tão falado autoconhecimento e sua importância, agora o que fazer com todas essas informações?
Existem inúmeras formas de adquirir autoconhecimento e aqui vale citar uma das formas mais eficazes, confiáveis e respeitosas de embarcar nessa viagem com destino a você mesmo: a psicoterapia. Essa palavra enorme que causa arrepios em quem desconhece, que infelizmente acaba se tornando a última alternativa após a pessoa tentar vários outros mecanismos para resolver suas questões internas – embora falemos tanto sobre a importância de buscar o psicólogo antes de seus problemas se intensificarem – , e que pode trazer tanto bem-estar para quem se permite o autoconhecimento.

E hoje não tem desculpa. Tem psicoterapia para todos os gostos, bolsos e lugares. Sim! Hoje, você pode ser atendido do conforto do seu lar, em frente a um computador ou celular, com uma boa conexão de internet, um fone de ouvido e um psicólogo que te colocará em uma sala de videoconferência e estará ali por você. Assim como no atendimento em espaço físico, o psicólogo não está ali para definir atitudes certas ou erradas, para te olhar torto e dizer “hum, que coisa feia de se pensar, hein!”. O psicólogo está ali para enxergar a sua história, te mostrar caminhos possíveis, te convidar a olhar para você e se conhecer.

E como eu me conheço no caos de uma pandemia com o bebê no ventre ou no colo?

Sim, em um momento de incertezas e inseguranças, parece surreal falar em autoconhecimento. “Moça, mas lá fora a vida está uma bagunça!”. Sim, e esse é o momento de te contar que, antes de consertar a vida do outro, você precisa cuidar dos seus desafios. Além disso, na bagunça também é possível colocar as coisas em ordem. Quando você está bem, fica mais fácil ajudar o seu filho a ficar bem também. E o autoconhecimento é uma das chaves para o autocuidado. Lembra da metáfora da ferida? Primeiro, você encontra, depois você cura. E assim, se cuidando e se curando, você pode estar mais inteira para receber o seu bebê, no ventre ou no colo. Fica mais possível entrar em harmonia consigo, com seu bebê, com sua família. E mesmo nos dias turbulentos, você tem recursos para lidar com eles, para amenizar o impacto de um dia difícil.

O Grupo de Intervenção em Crise

E se você estiver afim de embarcar nesse autoconhecimento, saiba que a Escola de Profissionais da Parentalidade, pensando nas gestantes, mães e pais que estão em meio a uma pandemia, nesse momento que já é cheio de mudanças por si só, e conhecendo o potencial de suas alunas que atuam justamente com vocês, criou o GIC – Grupo de Intervenção em Crise. Somos 21 psicólogas disponíveis para atender vocês nesse lindo projeto e contribuir nesse período desafiador. Conte conosco. Para saber mais, clique aqui.