Atendimento Psicológico Online

*Por Psicóloga Ana Carla Silva

A psicologia, enquanto ciência e profissão, busca estudar e compreender os processos (mentais e comportamentais) humanos. Visa tratar as pessoas em sua singularidade, respeitando o seu contexto biopsicossocial. A psicoterapia é o espaço onde o sujeito pode falar de si e de suas mais profundas questões, com a certeza e segurança de ser escutado com respaldo técnico, sem julgamentos e fora do senso comum. Diante do momento atual em que se instalou uma verdadeira crise na saúde mundial com a propagação do Coronavírus, respeitando as orientações de distanciamento e isolamento social, e preocupados em acompanhar, acolher e tratar os efeitos psicológicos gerados pela pandemia. Foi necessário pensar em novas estratégias dando espaço para o atendimento psicológico online.

Atendimento psicológico online

A internet e as tecnologias da informação já fazem parte de nossas vidas há um bom tempo. Ao longo desse tempo, muitas discussões surgiram acerca da dialética benefícios x malefícios dessa tecnologia nas relações. Mas o fato é que, nesse momento de pandemia em que estamos vivendo a internet e os aplicativos de conversa e reuniões tornaram- se ferramentas fundamentais. Diria até indispensáveis para o nosso fazer na psicologia. Embora, antes da pandemia, fosse pouco conhecido e/ou utilizado, o atendimento psicológico online já é regulamentado desde 2012. Existe a resolução CFP nº 11/2012, atualizado alguns anos depois pela resolução CFP nº 11/2018.

Com o estado de pandemia essa modalidade de atendimento ganhou bastante visibilidade e passou a ser utilizada como forma de dar continuidade aos atendimentos já em curso. Mas visa também assistir às novas demandas advindas do momento que estamos vivendo. Não ter que se deslocar e a oferta de horários mais flexíveis são fatores que facilitam o dia a dia de quem quer cuidar da saúde mental e por vezes não o faz por ter dificuldade de encontrar uma brecha na agenda, por exemplo. Ou seja, mais pessoas podem se beneficiar com essa modalidade de atendimento.

Critérios para o atendimento psicológico online

O fato é que, apesar de acontecer de forma virtual, normalmente por vídeo chamada em aplicativos específicos, o atendimento online deve respeitar a ética e o sigilo do atendimento presencial. E isso vale tanto para o profissional psicólogo quanto para o paciente. É importante saber que, não é pelo fato de ser um atendimento virtual que pode acontecer a qualquer hora ou a qualquer momento, nem ser agendado e reagendado sem qualquer critério e/ou justificativa específicos, por exemplo. Sendo assim, continua valendo os critérios de pontualidade, desmarcar com antecedência, respeito à privacidade e ao sigilo. Para tanto, considero que seja importante estabelecer algumas regras para os atendimentos.

O que é necessário para o atendimento?

Ter uma boa conexão de internet;
É importante atentar-se a escolha de um local/ ambiente em que possa ficar sozinho e ter assegurada a privacidade necessária para o atendimento;
Usar fones de ouvido evitando ruídos externos, bem como garantindo maior privacidade;
Atentar- se aos trajes utilizados no momento do atendimento; Você iria de baby dool ou sem camisa ao consultório?
Continua valendo os critérios de pontualidade, desmarcar com antecedência, respeito ao sigilo;

Como diz um dito popular: “o combinado não sai caro! ” Tendo em vista que o atendimento psicológico online é relativamente novo, natural que ocorram ajustes ao longo das sessões que devem ser analisados caso a caso e justamente respeitando e atendendo a singularidade de cada um.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

No caso de mulheres que vivem relacionamento abusivo e ou violência doméstica, de pessoas que não tem como ter um ambiente que proporcione privacidade para o atendimento, e que não seja possível realizar vídeo – chamadas, é possível realizar os atendimentos via SMS, e-mail ou mensagens por aplicativos. O que não pode é deixar de acolher o sofrimento psíquico num momento como esse.

E foi pensando nisso tudo que organizamos um movimento para garantir o apoio psicológico a quem precise, de maneira online. Esse movimento é o Grupo de Intervenção em Crise, apelidado de GIC. Fazem parte desse Grupo, 21 psicólogas capacitadas para o atendimento de mães e pais que estejam em sofrimento psíquico. O atendimento acontece, preferencialmente, de forma online e com a certeza de que a questão financeira não será um impeditivo para o acompanhamento psicoterápico. Para falar direto no GIC, clique aqui!