Psicólogas. Gente como a gente!

Eu sempre fui uma pessoa muito intensa e sensível, quando me conecto com as minhas emoções eu sinto demais, fervorosamente… e nesses momentos, quantas vezes escutei: “nossa, mas é psicóloga e tá aí com raiva?!”, “você precisa aprender a se controlar mais e a chorar menos, como vai ser psicóloga assim?!”.
Além desses momentos, várias vezes escutei o famoso “já que você é psicóloga, o que você acha de…?”.
Estou te contando tudo isso para te falar que: nós somos psicólogas, mas somos gente como vocês!

Nós somos humanos

Durante a graduação e a nossa prática não desenvolvemos um poder de desligar nossas emoções só porque as conhecemos. É mais que necessário que sintamos nossas dores, angústias, alegrias, excitações, raivas e tudo mais que a vida pode nos trazer. Sem isso não teríamos nossos aprendizados, nossos crescimentos e nossas vivências. Elas são muito úteis para o nosso PROCESSO DE EMPATIA pelo outro!
Nós somos humanos. Não temos o super poder de bloquear o que sentimos ou nossos erros ou os impactos que sofremos com o mundo externo. Por isso, é tão importante o nosso processo de psicoterapia estar em dia também!

Cuidamos de quem cuida

Nós somos profissionais da parentalidade e cuidamos de quem cuida, seguindo esse raciocínio, nós também precisamos nos cuidar. É preciso que a gente se conheça também, que saibamos nossos limites e, assim, não misturar o que sentimos ou vivemos com as histórias e vidas de nossos clientes/pacientes.
Somos gente também. Gente que escolheu a Psicologia como profissão. Somos gente que se doa ao sofrimento do outro. Gente que precisa, às vezes, deixar o seu sofrimento de lado para conseguir acolher o do outro. Por isso, somos gente que vibra a cada conquista do cliente. Somos Gente que se questiona se está fazendo um bom trabalho.

Nós somos Gente que se emociona quando recebe uma mensagem de carinho. Gente que se diverte, que ri, chora, fica com raiva, vê um filme, sai para jantar, toma um vinho, briga com os pais, discute com o marido, se estressa com os filhos, beija e é beijado, cai, vai ao mercado, paga boletos, faz faxina. Gente com as suas peculiaridades e singularidade!

E para encerrar gostaria de deixar aqui uma poesia, que encontrei quando estava me inspirando para escrever esse texto para vocês. Ela me afetou. Sendo assim, espero que você também se sinta afetado!

O Terapeuta – Por Cyro Martins

“Pois fica decretado
a partir de hoje
que terapeuta é gente também.
Sofre, chora ama, sente
e às vezes precisa falar.

O olhar atento, o ouvido aberto,
escutando a tristeza do outro,
quando às vezes a tristeza
maior está dentro do seu peito.

Quanto a mim,
Fico triste, fico alegre
e sinto raiva também.

Sou de carne e osso
e quero que você saiba isto
de mim.

E agora,
que já sabe que sou gente,
quer falar de você para mim?”

GIC

E se você também desejar falar de você para psicólogas que são gente, como você, nós temos o Grupo de Intervenção em Crise, com 21 psicólogas que se esforçam dia após dia a serem o melhor que podem ser. Gente como vocês, mas debruçadas nos estudos, observações e ações necessárias para o cuidado das emoções, sentimentos e pensamentos, por mais traiçoeiros que possam parecer. Se você deseja falar de você para alguma dessas psicólogas, basta clicar aqui.

Com carinho a todos vocês,

Fran Grando