Por que ser empreendedora da sua própria vida levará você a alcançar o sucesso profissional?

aretha

Ao entrar na faculdade você aprende toda a base teórica que precisa para atuar como profissional, segue todos os ensinamentos visando o único caminho que lhe é apresentado: sair da faculdade e ter um emprego com carteira assinada para chamar de seu.

A realidade é que as Instituições de ensino superior não preparam você para atuar como autônoma, empreendedora ou empresária.

Isso acaba por prejudicar sua experiência profissional porque ter uma mentalidade empreendedora é um diferencial para executar seu trabalho. E veja, ser empreendedora não significa que você não possa ter um emprego fixo!

Agora, pare e reflita: Quantas aulas de empreendedorismo você teve na faculdade? Quanto do que você aprendeu te preparou para construir seu próprio modelo de atuação?

O mais comum nas faculdades é não serem oferecidas aulas sobre como conduzir sua carreira como um negócio.

Principalmente para as áreas que formam os profissionais do cuidado, como a psicologia e as diversas profissões da saúde e assistência, já que tendem a ensinar os profissionais a enxergarem sua profissão mais como uma vocação e não como sua fonte de renda.

Devido ao modelo de ensino vigente nas universidades, são poucas as psicólogas, enfermeiras, professoras, pedagogas que trabalham como autônomas, tanto em paralelo a outros trabalhos com carteira assinada ou exclusivamente.

Insegurança profissional e a falta de experiência:

A formação universitária entrega aos alunos somente a base teórica.

Como não estão preparadas para entregar ao mercado profissionais que realmente façam a diferença acabam por entregar mais do mesmo.

“Quem não é visto, não é lembrado”: A importância do Networking

Você precisa se comunicar com as pessoas para aumentar sua rede de relacionamentos, as melhores oportunidades só chegam para quem sempre está na mente delas.

Mostre para as pessoas ao seu redor o que você quer, ou seja, aquilo com que você sonha e deseja.

Deixe claro para as pessoas que fazem parte do seu networking:

-O que você faz;

-Onde você está;

-Espaços que ocupa e os espaços que não ocupa;

-Aquilo que gosta de fazer.

Só assim você conseguirá se tornar referência na sua área e se apropriar do contexto em que está inserida.

Se coloque em lugares diferentes

É essencial que você entenda os bastidores da sua profissão, pois só assim você será capaz de se posicionar em diferentes espaços e ampliar seu repertório para ter destaque na sua carreira.

Você precisa começar

Olhe ao seu redor, analise as possibilidades, use seu network e comece com o que você tem disponível agora.

Mesmo que você não possa começar exatamente onde quer, o mais importante é você se posicionar e se colocar em movimento.

Não se permita cair na síndrome do estudante profissional! É normal se sentir insegura no começo, entretanto mais conhecimento não é a solução.

Se manter atualizada e ampliar seus conhecimentos são importantes, mas apenas a prática traz à você uma compreensão real da sua profissão.

Defina metas: Onde você quer chegar? O que você quer conquistar?

Analise o mercado, encontre pessoas que você possa ter como referência.

O caminho se torna muito mais fácil se você consegue ter a certeza de que sua meta é possível de ser realizada.

Converse com pessoas que já trilharam o caminho pelo qual você está passando agora, ouça o que tem para ensinar, aprenda com os erros e acertos delas para encurtar sua jornada.

Entenda que seus colegas de profissão não são seus concorrentes, são possíveis aliados e se vocês se unirem podem chegar muito mais longe.

Se planeje para alcançar suas metas! Um pouquinho que puder fazer em um dia pode ser, exatamente, o que fará a diferença na sua vida profissional.

5 Práticas essenciais para você alcançar seus objetivos:

1- Fortalecer seu Networking;

2- Fazer parcerias;

3- Focar em seus objetivos;

4- Ter atitude: você precisa se mostrar presente sempre e se esforçar para ter o que contribuir;

5- Executar o planejamento.

Teoria sem prática não serve para nada

Sem a prática, a teoria não serve para nada e para conquistar as melhores oportunidades você precisa ir além do que aprendeu na faculdade e aprofundar constantemente os conhecimentos que tem.

Então, para conseguir a experiência, mostre para as pessoas que está disposta a ajudar e trabalhar.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre isso?

Curso de Extensão na Parentalidade

Se interessou pelo assunto e quer se aprofundar ainda mais na área da parentalidade?

Inscreva-se na próxima turma do Curso de Extensão na Parentalidade, indicado para profissionais que desejam atuar com gestantes, mães, pais, avós e famílias.

Neste curso você se aprofundará no embasamento teórico para atuar profissionalmente com os diferentes públicos da parentalidade, além de compreender melhor como construir sua carreira na área, seja você psicólogo ou não.

Veja mais detalhes clicando aqui.

Certificação Profissional da Parentalidade

A Escola de Profissionais da Parentalidade oferece uma série de certificações em diferentes níveis de profissionalização (Fundamental, Intermediária e Avançada).

Seja você psicólogo ou profissional de áreas correlativas, aprofunde seus conhecimentos e certifique-se como um profissional da parentalidade.

Entenda como obter sua certificação aqui.

About aretha