Hoje, queremos te chamar a atenção para um assunto importante: você sabe fazer seu cliente chegar até você? São várias questões que farão com que isso aconteça e certamente o primeiro ponto a se pensar é se atualizar.
Que o bom profissional precisa constantemente se atualizar, já sabemos! As coisas mudam e se renovam o tempo todo. O profissional que não acompanha tais transformações é ultrapassado por novas teorias, conceitos, técnicas e, claro, pelos profissionais que se preocupam e estão atentos às novas pesquisas, possibilidades e resultados!
O bom profissional é atualizado e inovador!
Porém, é preciso ter consciência de suas limitações. Principalmente, no que tange às suas capacidades e competências. Ou seja, é necessário que se identifique quais recursos ou capacidades técnicas podem ser aprimoradas e quais, devem ser encaminhados para que outros profissionais, inclusive de áreas de atuação diferente, pode intervir.
Saber as tendências, novas abordagens e seus resultados ajuda o profissional a compreender melhor sua área de atuação, uma vez, que fica, cada vez mais, mais próximo de seu público-alvo, de seus clientes.
Conheça seu cliente
Conhecer, intimamente, as necessidades e sonhos de seus clientes, sua persona, auxilia no contato e prestação de serviços. Desta forma, quanto mais se conhece as dores, angústias, medos, desejos e sonhos do cliente e/ou do potencial cliente, maiores são as possibilidades de você criar uma gama de serviços e/ou produtos que possam apoiar essa pessoa na busca da resolução de seus problemas. Por consequência, maiores são as chances de que essa pessoa te procure, buscando seus serviços.
Entretanto, não basta ter bons produtos ou serviços. É preciso ser visto. Você sabe como divulgar os seus serviços? Como fazer para que seus clientes cheguem até você? Quando o conhecemos, sabe-se onde ele está, quais os lugares que frequenta e quem são os demais profissionais a quem ele recorre. Muitas vezes não basta apenas um cartão de visitas.
Assim, com essas informações, é preciso se aproximar desses outros profissionais, frequentar os mesmos ambientes. Quanto mais você for visto nos locais de referência de sua persona, mais confiança em seu trabalho vai sendo adquirida e, portanto, mais chances de você ser procurado.
Invista em relacionamento
Muitas vezes, estar onde seu cliente potencial está e se relacionar com as pessoas que ele busca auxílio é o pulo do gato para a sua aproximação e conquista de novos clientes.
Uma dica para você conhecer mais o seu cliente é o Ebook do psicólogo Bruno Rodrigues, idealizador do curso Marketing para psicólogos. Nele, ele explica 3 passos para você ser visto e aumentar a procura dos seus serviços. CLICANDO AQUI você acessa este Ebook gratuitamente.
Para finalizar, reforço que o bom profissional é atualizado e inovador, sem sombras de dúvidas! Mas ele também é bem relacionado, construindo uma rica rede de contatos. Isso é o que chamamos de networking. Você possui o seu grupo profissional?
Estar em uma comunidade de profissionais que comungam das mesmas dificuldades, desafios e aprendizados é essencial para dar passos mais largos no crescimento profissional. Lembre-se sempre: sozinhos, chegamos. Mas, juntos, chegamos mais rápido!