Como divulgar seu consultório de psicologia

Como-divulgar-seu-consultorio-de-psicologia

Ter um consultório de psicologia é uma forma de empreender, mas também de se preocupar com a saúde psíquica da população. Aprenda como divulgar seu consultório de psicologia, de acordo com os preceitos do Conselho Federal de Psicologia? Conheça como é feito o marketing para psicólogos.

Como-divulgar-seu-consultorio-de-psicologia

Como você pode divulgar seu consultório de psicologia

Á princípio, muitos psicólogos possuem receio de divulgar seus negócios na internet, porque acreditam que as técnicas de marketing não podem ser aplicadas a estabelecimentos de saúde, já que estão lidando com pacientes, e não com clientes, sendo assim não querem correr o risco de prejudicar sua reputação profissional.

Contudo, há algumas maneiras de divulgar o seu consultório de psicologia sem receios, dentro das regras estabelecidas pelo CFP. Ou seja, é permitido:

– divulgar seus serviços, desde que não seja informado o preço como forma de propaganda;

– anunciar as atividades exercidas pelo psicólogo, mas elas não podem servir unicamente como forma de autopromoção;

– propor apenas técnicas regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia;

– exibir informações sempre que estiverem anexas ao nome do psicólogo responsável e seu número de inscrição no Conselho.

Marketing é mais do que anúncio

Ainda assim, o receio que muitos psicólogos têm de aderir a técnicas de marketing se deve ao fato de acreditarem que o marketing é apenas propaganda de algo, anúncio de produtos ou serviços.

Contudo, é importante que você saiba que as estratégias vão muito além e que podem servir também como informação, como formas de levar aprendizado à audiência. Por isso, o marketing é considerado uma ciência. Afinal, se apoia em dados e evidências para a realização de ações. Não são apenas conjeturas!

Vá além no seu papel

Nós sempre incentivamos os profissionais da parentalidade, como os psicólogos, a irem além em suas funções. E você pode fazer isso pela divulgação de seu consultório de psicologia.

No entanto, uma das formas de praticar marketing é trazer conhecimento ao consumidor. A técnica se chama Inbound Marketing, e por ela são divulgados conteúdos relevantes ao usuário de internet, que poderá ser o seu potencial paciente.

Portanto, você pode trabalhar nas principais dúvidas dos pacientes, seja diretamente no site, blog, redes sociais e/ou canal do Youtube.
Desta forma, alterne os conteúdos, inserindo textos, vídeos, figuras, gráficos, enfim, atraia a audiência para o seu consultório, divulgando-o ao mesmo tempo em que ensina conhecimentos importantes a quem pode se interessar por eles.

A principal vantagem, para o psicólogo, da estratégia de marketing de conteúdo, é o baixo custo do investimento, que pode ser zero, de início. Sendo assim, há excelente custo/benefício e aumento da audiência do consultório em seus canais de divulgação, que pode se sentir atraída para sua clínica.

Invista no potencial digital para divulgar seu consultório de psicologia

De fato, o ambiente digital oferece diversas possibilidades aos empreendedores, muitas delas de baixo custo, como a que mencionamos no tópico anterior. Mas, há várias outras, e seu consultório pode lançar mão delas para a sua divulgação.

As redes sociais são excelentes formas de divulgação do conteúdo produzido pelo Inbound Marketing, e elas podem se tornar virais.
No entanto, o Facebook é a rede mais popular no Brasil, mas você pode criar perfis empresariais em algumas outras, de acordo com o acesso de seu público. Faça sempre publicações profissionais, dentro da identidade visual do seu consultório e das normas do CFP.

Desta forma, o Adwords é outra ferramenta digital interessante para divulgar seu consultório de psicologia, porque ele aumenta as chances de seu estabelecimento aparecer nas primeiras posições do buscador. Assim, é possível segmentar por região, por palavras-chave, por quais filtros você preferir, possibilitando a exibição antes da concorrência.

Enfim, como você percebeu, é possível divulgar seu consultório de psicologia, ter lucros e ainda fazer seu papel de profissional da parentalidade ir além das paredes do estabelecimento. É hora de traçar o seu planejamento!

Fonte:

Ingrah Castro – Marketing para psicólogos: 4 dicas para anunciar seu consultório seguindo as normas do conselho federal de psicologia – Disponível em: http://www.intermidias.com.br/marketing-digital-online/marketing-para-psicologos/

Bruno Rodrigues-  https://brunorodrigues.