Dicas para se tornar um profissional mais produtivo e eficiente

Dicas-para-se-tornar-um-profissional-mais-produtivo-e-eficiente

Você sente que poderia se dedicar mais ao trabalho, tornando-se um profissional mais produtivo e eficiente? Que o seu dia a dia poderia ter uma rotina mais eficiente? Se você respondeu sim a uma das perguntas, ou às duas, leia o artigo para saber como se tornar um profissional mais produtivo e eficiente.

Ser um profissional mais produtivo e eficiente

Se você pensa que somente é produtivo quem trabalha em várias tarefas ao mesmo tempo, você pode estar enganado. Afinal, essa habilidade pode não se encaixar em seu perfil, e você pode ser mais produtivo se realizar uma tarefa de cada vez. Além disso, muitas vezes, fazer muitas coisas ao mesmo pode dar a sensação de sobrecarga e corre-se o risco de nem sempre terminar as tarefas iniciadas, fazendo com que se aja sempre nas tarefas urgentes, sobrando pouco tempo para as demais, mesmo que sejam importantes também.

Portanto, observe o seu ritmo de trabalho e seja sincero com você! Trabalhe da maneira que achar melhor, realizando várias tarefas ao mesmo tempo, sem finalizar uma antes de começar outra, ou então realizando uma de cada vez, finalizando uma para iniciar a próxima. Encontre seu ritmo ideal!

Dicas-para-se-tornar-um-profissional-mais-produtivo-e-eficiente

Tenha plantas em seu ambiente de trabalho

Ter um ambiente de trabalho organizado ajuda muito na produtividade. Mesmo que você não tenha um escritório ou homeoffice, cuide para que a mesa e o espaço que você usa para trabalhar estejam organizados, limpos e arejados. Uma dica interessante é: tenha plantas em seu ambiente de trabalho.

Elas são cientificamente comprovadas como aumentadoras de produtividade em até 15%, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Queensland, Austrália. Assim, você produz mais e torna seu espaço mais bonito. Essa é uma dica legal, não é mesmo? E mesmo que você não tenha costume de cuidar de plantas e não se considere uma pessoa atenta a isso, pode escolher aquelas que demandam menos cuidados, como as suculentas, por exemplo!

Faça pausas regulares

Sabemos que a rotina da maioria das pessoas é agitada, e que nem sempre você pode realizar pausas no trabalho, mas você se tornará mais produtivo e eficiente se parar a cada noventa minutos, ou seja, a cada hora e meia.

É o momento para alongar os músculos, tomar um café, fazer um lanchinho, até mesmo para olhar imagens fofas no computador, como por exemplo, de filhotes de animais, ou para escutar suas músicas preferidas.

São pausas de vinte minutos que te revigorarão até a próxima parada, e você não precisa se sentir culpado por conta disso, porque está fazendo bem ao seu corpo e à sua rotina, já que se aumenta o foco, a energia e a atenção.

Ok! Sabemos que nem sempre você dispõe de duas horas seguidas ou mais para se dedicar, exclusivamente, ao se trabalho! Se essa for a sua realidade, não tem problema! Use o tempo que você tem. No dia que você tiver um pouco mais de tempo, ao invés de trabalhar alucinadamente todos os minutos extras, lembre-se de fazer algumas pausas, mesmo que em menor tempo, para esticar o corpo e potencializar a sua concentração.

Interaja nas redes sociais

As redes sociais costumam ser conhecidas como passatempos que prejudicam o foco no trabalho, portanto, a princípio se torna contraditório apresentá-las como métodos para se tornar um profissional mais produtivo e eficiente. A comunicação é muito importante.

Porém, sabemos que as mídias sociais são fonte de informação, divulgação e network. Portanto, também, é espaço para trabalho.Contudo, deve haver moderação . Portanto, utilize-a com consciência, seja nas pausas ou durante o trabalho, entre uma tarefa e outra ou como multitarefa.

Tenha hábitos saudáveis

Exercitar-se, especialmente na primeira hora do dia, pode fazer com que você se sinta mais realizado no trabalho. Isto porque os exercícios logo cedo mostram diminuição de pressão arterial, favorecem o sono de qualidade e a produtividade ao longo do dia. É o resultado de uma pequisa da Universidade Estatal Appalachian. A alimentação também influencia diretamente na eficiência e produtividade, pois a nutrição adequada pode melhorar seu rendimento em até 20%, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O cérebro precisa de glicose para funcionar, contudo o açúcar precisa vir de fontes saudáveis, e não de guloseimas. Se for assim, você se sentirá mais cansado e menos produtivo, resultado do excesso de açúcar na corrente sanguínea. Aposte em alimentos saudáveis e nutritivos, especialmente oleaginosas, peixes, grãos e até no chocolate amargo para se tornar mais disposto no trabalho.

Trabalhe para o sucesso

Mesmo que você já seja um profissional de sucesso em sua área, não coloque isso em mente. Se colocar, o seu cérebro não se esforçará para mudar a situação, já que você chegou onde queria, e não colaborará para que você alcance seus desejos.

Portanto, trabalhe para o sucesso, pois, se você já o conquistou, sempre é importante ir além, para manter sua posição e aumentá-la; e se ainda não chegou lá, trabalhe com determinação para ser um profissional produtivo e eficiente.