Enfermeiro e o profissional da parentalidade: qual a sua relação?

A parentalidade visa à promoção da saúde e bem-estar da criança e dos pais. Quando não existe alguém que assuma as funções da parentalidade envolvido no atendimento, podem ocorrer dificuldades no desenvolvimento físico e emocional da criança. Isso pode resultar no surgimento de problemas de saúde e sociais significativos. As práticas de cuidado à criança têm um impacto direto na formação da personalidade. Por isso, se otimizadas, as habilidades e comportamentos parentais influenciam positivamente na saúde, autoestima, no sucesso escolar, no desenvolvimento cognitivo e no comportamento da criança. Mas, nos adultos, essas práticas também tem o poder de influenciar no tratamento, inclusive na eficácia dele.
Sendo assim, vamos falar um pouco sobre o papel do enfermeiro e o profissional da parentalidade.

O enfermeiro da parentalidade

De modo geral, o trabalho de um enfermeiro é de fato cuidar das pessoas. Ele é o profissional que presta assistência ao paciente e seus familiares garantindo seu conforto e bem-estar durante o tratamento de doenças e internação hospitalar. O enfermeiro realiza desde os procedimentos mais simples, como medir a temperatura de um paciente, até os mais complexos como auxiliar médicos durante uma cirurgia.
No entanto, o enfermeiro profissional da parentalidade executa um trabalho diferenciado que vai além da Técnica e dos cuidados com o corpo físico. Em parceria com os familiares, ele também cuida e orienta algumas competências para que a família consiga identificar e acompanhar as diferentes etapas do desenvolvimento de uma criança.

A hospitalização de uma gestante prestes a dar a luz é um momento muito desafiador, tanto para a família, quanto para equipe de saúde. Pode ser uma fase de medos, inseguranças e ansiedade para a mãe e todos que esperam pelo bebê. E, a equipe precisa lidar com esses sentimentos e oferecer o melhor atendimento possível e esperado por eles.É necessário que os profissionais aumentem o conhecimento do que seja a Parentalidade, para oferecer à família o benefício que um olhar ampliado sobre esse conceito pode proporcionar. Dar atenção correta aos familiares, à mãe e ao bebê também faz parte do atendimento. Por isso, o enfermeiro profissional da parentalidade tem papel fundamental nesse momento tão especial.

Apoiando os pais

O enfermeiro deve desenvolver cuidados de enfermagem, que são mais técnicos e especializados, mas também precisa incentivar os pais a cuidar do seu filho. Por exemplo, os enfermeiros auxiliam uma mãe nos primeiros cuidados do bebê recém-nascido, mas também pode ajudar um familiar a dar banho nessa mãe se houver necessidade. Além de executar, ele pode orientar, conversar, acalmar cada pessoa envolvida nos cuidados. A pessoa internada, por exemplo a mãe, se sente acolhida, bem cuidada, ouvida e consequentemente sua melhora pode ser mas rápida, já que o estado emocional é favorável.

Uma mãe na maternidade está passando por um dos momentos mais importantes da vida, com o nascimento do bebê. Além de toda ansiedade e alegria, é uma fase complicada, de incertezas. Nesse momento, o enfermeiro da parentalidade, que realiza o atendimento, é capaz de tornar o ambiente mais acolhedor, passar segurança e apoio, fazendo total diferença na vida de todos.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a parentalidade?
Conheça nossos cursos no site www.escoladaparentalidade.com.br/curso-online/