Já se foi o tempo em que ter uma formação acadêmica contava como diferencial e que era garantia de emprego e sucesso profissional. Hoje, é preciso continuar se atualizando constantemente e ter uma boa especialização para psicólogos faz toda diferença na carreira. Sendo assim, esses cursos são como um requisito quase que obrigatório para aqueles que buscam se destacar no mercado.
Por que buscar uma especialização?
Tanto para quem já está empregado ou mesmo quem procura uma recolocação no mercado de trabalho, uma boa especialização tem se tornado cada mais importante. Ainda mais para quem busca conquistar um cargo mais estável e bem remunerado. Psicólogos que atendem em clínicas também realizam consultas melhores e conquistam mais pacientes, quando se tornam especialistas.
Além disso, a área da psicologia tem se inovado constantemente e ignorar as mudanças da atividade acaba prejudicando a própria imagem profissional, além de causar atrasos na carreira.
Por isso, através da especialização é possível criar oportunidade de se atualizar e se ajustar à realidade da área.
O avanço na psicologia
Já faz tempo em que o psicólogo atendia apenas nos seus consultórios particulares. Hoje, o mercado entendeu que essa é uma profissão fundamental em processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação.
O psicólogo é uma peça valiosa por ser um bom entendedor da “alma humana” e este entendimento é estratégico para quem trabalha diretamente com serviços, por exemplo.
A psicologia tem evoluído muito. Antes o que era considerada uma crises histérica ou frescura, são tratadas hoje como doenças, como a depressão, por exemplo.
Já existem transtornos da era moderna, como a hiperatividade, vícios digitais e oscilação disruptiva do humor.
Os tratamentos já não são apenas através de remédios e as terapias avançam para atividades externas, com animais e até aplicativos de celulares.
É tanta mudança, que não dá para fingir que nada aconteceu, não é mesmo?
Ser um especialista/empreendedor
Outro ponto bastante importante em relação a buscar uma especialização é que isso pode abrir portas. Se ganhar um diferencial competitivo é muito interessante na hora de concorrer pelas melhores posições, a possibilidade de empreender pode ser ainda mais vantajosa e também rentável.
Ao se tornar um especialista, é possível criar o próprio negócio, uma vez que, ao aprimorar seus conhecimentos em um segmento específico, o profissional aprofunda não apenas nas técnicas, mas também pode se atualizar como empreendedor. Dessa forma, é possível preencher as demandas que estejam abertas na área de saúde em sua cidade.
Especialização é lugar de Network
Sempre que um psicólogo participa de uma especialização além do conhecimento adquirido, é a quantidade e qualidade dos contatos que estabelece,durante as aulas uma outra grande vantagem. É possível conhecer muitas pessoas e profissionais de outras áreas, trocar de experiências e contatos, ampliando assim seu rede profissional, parcerias. Um bom Network pode abrir muitas portas.