O termo parentalidade designa a expressão que se refere aos papéis e funções parentais, ou seja, dos pais na vida dos filhos. Mas na verdade a parentalidade é bem mais ampla, pois abrange também avós, tios, qualquer pessoa que tem relação parental com a criança.
Este termo ultrapassa o fator biológico e se conecta às experiências infantis que já foram vividas pelos pais e que envolvem suas questões conscientes e inconscientes. O psicólogo parental é aquele que trabalha com a família, com a construção da parentalidade. Ou seja, aquela família que acabou de ter bebê e que está vivenciando a sua adaptação aos seus novos papéis, inclusive aquelas famílias em processo da adoção.
Portanto, o psicólogo que atende famílias deveria ser um profissional da parentalidade. Desta forma, um psicólogo da parentalidade necessita, além de uma graduação em psicologia, se capacitar para melhorar os atendimentos às famílias e às crianças. Nem todo psicólogo que atende famílias tem um olhar diferenciado voltados a construção da parentalidade. É necessária uma capacitação profissional continuada e específica.
Como funciona a terapia familiar?
É importante entender que, a terapia familiar é uma das formas de fazer um tratamento psicoterápico, assim como existe a Ludoterapia, por exemplo. Durante esse tipo de tratamento é possível trabalhar diversos temas, como: conflitos de geração, uso de drogas, alcoolismo, discordâncias em relação à criação dos filhos, depressão, bulimia, anorexia e diversos outros, que podem levar a família a procurar a ajuda do psicoterapeuta.
Esses problemas são vistos como reflexos ou consequências de relações familiares desarmoniosas, sendo essas relações o principal foco da terapia. Geralmente as consultas acontecem uma vez na semana, dependendo do quadro e tratamento proposto. Quando é a crianças quem está em tratamento, o psicólogo pode utilizar técnicas específicas nas sessões, como por exemplo, a ludoterapia. Os pais podem ser chamados pelo profissional para algumas conversas, com objetivo de orientação ou mesmo um feedback sobre os resultados do tratamento.
Como um psicólogo da parentalidade pode ajudar às famílias?
A família tem grande importância no processo terapêutico em qualquer fase comportamental do filho. Quando os filhos são pequenos, eles são referências comportamentais. Já adolescente, também é um ser em construção quanto a sua personalidade, caráter e habilidades sociais. Sem compreender isso, muitas vezes, os pais encontram grandes dificuldades para tomar decisões sobre a criação seus filhos e buscam ajuda profissional.
O psicólogo da parentalidade poderá com eficiência auxiliá-los na promoção do autoconhecimento individual e familiar, a compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro. Além disso, consegue estimulá-los a reconhecer os padrões que geram os comportamentos e a melhorar a comunicação e as relações entre os membros da família.
Por isso, é muito importante que eles compreendam o papel de cada indivíduo no bom funcionamento da dinâmica familiar e entendam a responsabilidade pessoal. São as atitudes e pensamentos tratados em consultório que favorecem mudanças construtivas de forma a harmonizar o ambiente familiar.
Se você é psicólogo e deseja se especializar na parentalidade, conheça os nossos cursos. Eles poderão lhe oferecer excelentes experiências e conhecimentos específicos, agregando muito valor na sua carreira profissional.