5 livros que abordam parentalidade e você precisa conhecer

Escola da Parentalidade

Quem aprecia uma boa leitura sabe bem que o hábito de ler livros é muito prazeroso. Sem dúvida, um livro é uma ótima companhia, um ócio produtivo. 

De fato, a leitura estimula a criatividade e um comportamento cooperativo nas pessoas. Sem contar que desestressa, ensina e ajuda a enfrentar medos e dificuldades. Por isso, vamos neste post indicar alguns livros que abordam a parentalidade e você precisa conhecer.

Alguns possuem uma leitura leve, engraçada e outras tratam assuntos mais intensos e complexos. No entanto, todos podem ajudar e muito quem busca tanto conhecimento, como também um acolhimento.

Anne of Green Gables

Este é um livro de Lucy Maud Montgomery, que conta a história de uma menina órfã. Anne Shirley tem  11 anos e após passar por algumas casas em situações precárias, foi deixada em um orfanato. Extremamente sonhadora e romântica, se encanta com a possibilidade de um novo lar e uma nova família. Ela acaba sendo adotada por dois irmãos e vai morar em uma fazenda.
Mas os irmãos esperavam um menino para ajudá-los nos cuidados com a fazenda, entretanto, ganham de presente uma menina faladeira, humilde e com bom coração. Anne vai transformar a vida de quem convive com ela. A sinopse pode parecer clichezão de filme de sessão da tarde, mas Anne of Green Gables, é uma história sobre amor, amizade, caridade, gratidão. Uma história que inspira tanto adultos quanto crianças. 

O livro Far From The Tree (“Longe da Árvore”)

Escrito pelo jornalista Andrew Solomon, é um livro que investiga a vida de famílias. No entanto, são famílias com filhos com Síndrome de Down, autistas, prodígios, transexuais, esquizofrênicos, crianças com deficiências simples ou múltiplas e crianças cuja concepção foi fruto de um estupro. O objetivo do livro é traçar perfis de famílias e crianças marcadas pela excepcionalidade, ou seja, filhos que nasceram na contramão da expectativa dos pais. Muitas vezes filhos considerados “longe da árvore” genealógica.
Para o autor, “as famílias infelizes que rejeitam seus filhos diferentes têm muito em comum, ao passo que as felizes que se esforçam para aceitá-los são felizes de uma infinidade de maneiras”. 

O Anjo e o Resto de Nós

A autora Letícia Wierzchowski conta a trama da família Flores. Tudo começa quando o boticário e perfumista Apolinário Flores se casa com a bela e alegre Rosa. Da união dos dois nasceram quatro meninas, que herdaram da mãe o dom de exalar um perfume intenso. Todas com nome de flores. Formavam uma família feliz vivendo numa casa exótica onde construíram uma vida de alegrias e perfumes, mas depois da morte da esposa, Apolinário passou a ter ataques frequentes de melancolia. Assim, o bondoso Macumba, um negro alforriado acolhido pelos Flores, passou a devotar sua existência a cuidar das quatro meninas. As irmãs Flores faziam o que queriam e eram donas absolutas de suas vidas, até a chegada de Bento Vendaval, um rapaz pelo qual elas se apaixonam.
É a história do crescimento e declínio de uma família depois da morte da mãe. Conta a história de cada uma das filhas do casal, uma diferente da outra.

Fraser e Billy

A autora Louise Booth relata neste livro a história de Fraser,  um garoto autista com inúmeros problemas de relacionamento. Billy, no entanto, é um gato resgatado de uma casa abandonada. Quando se viram pela primeira vez, foi amor a primeira vista ou primeira ronronada. Desde então os dois nunca se separaram. Billy transformou a vida de Fraser com gestos puros de afeto e amizade, abrindo portas para que sua doença e sua relação com o mundo melhorassem significativamente.

60 dias de Neblina

Este é um livro, da autora Rafaela Carvalho, que reúne crônicas da vida familiar que ora narram o dia a dia doméstico, ora trazem reflexões sobre a maternidade e a vida. Os textos possuem linguagem simples e direta. Alguns são mais emotivos e cativantes, outros possuem um tom cômico. Mas, todos têm em comum a transparência ao mostrar a maternidade e o casamento de modo real e livre das fórmulas mágicas sobre como criar os filhos que só funcionam na televisão.



Related Posts