A importância do PSI na sensibilização da equipe hospitalar no âmbito da parentalidade e o papel do psicólogo nesse contexto

Um dos papéis dos psicólogos no âmbito hospitalar é estar em contato com a equipe de profissionais do lugar e não só com os pacientes da unidade hospitalar. Esse contato existe tanto para intermediação de relacionamentos entre pacientes e demais profissionais do hospital, como também para conscientizar os trabalhadores da rede hospitalar que atuam na parentalidade de alguns cuidados que eles devem ter ao lidar com as pessoas, já que muitas delas está em uma situação vulnerável emocionalmente.

O que é parentalidade e o psicólogo nesse contexto profissional

O termo parentalidade designa a expressão que se refere aos papéis e funções parentais, ou seja, dos pais na vida dos filhos. O psicólogo parental é aquele que trabalha com a família, com a construção da parentalidade. Ou seja, o profissional de psicologia atua com aquela família que acabou de ter bebê e que está vivenciando a sua adaptação aos seus novos papéis.

Aliás, há alguns termos que denominam a psicologia nesse campo, além do parental. Por exemplo,  o termo psicologia perinatal, psicologia obstétrica, psicologia da maternidade, psicologia da gravidez, parto e puerpério…

O trabalho do psicólogo no âmbito hospitalar deve ser o de acolher e de ter a sensibilidade de criar um vínculo para identificar até mesmo casos de violência que porventura aconteçam na esfera familiar.

Essa postura frente à questão da parentalidade pode até mesmo salvar vidas de indivíduos vulneráveis, ao se entender as fragilidades das pessoas e seus temores a fim de reconhecer ameaças que a pessoa possa estar vivendo.

Trabalho de sensibilização da equipe

Primeiramente, vale apontar que, no contexto hospitalar, todos os profissionais integrados ao campo da Assistência são essenciais para o acolhimento dos pacientes atendidos. Nesse caso, é importante que todos os profissionais de saúde estejam preparados para identificar se existem demandas nos pacientes que devem ser encaminhadas ao setor de psicologia.

A verdade é que todos os trabalhadores que atuam em hospitais devem ter treinamento para entender minimamente questões relativas à saúde mental a fim de acionar os psicólogos quando for necessário.

Afinal, os pacientes estarão em contato com a recepcionista, a enfermeira, os técnicos em enfermagem e com alguns outros profissionais e, por meio desse contato e do diálogo com uma abordagem mais humanizada, esses profissionais poderão compreender se um determinado paciente deve ser encaminhado ao setor de psicologia caso tenha determinadas demandas.

Esse cuidado é primordial para que pacientes vítimas de violência, por exemplo, se sintam acolhidas e não sofram com um ambiente frio e que possa até mesmo ser o causador de um segundo tipo de violência. Essa noção deve ser transmitida sobretudo para a equipe de apoio que trabalhe na recepção, pois esse é o primeiro setor que estará em contato com as pessoas atendidas no hospital e que pode oferecer um atendimento de forma mais humanizada.

Um dos trabalhos que podem e devem estar na rotina do psicólogo que trabalha com a parentalidade no ambiente hospitalar é a sensibilização da equipe como um todo.  Dentro do próprio cotidiano em uma conversa com um ou outro profissional, ou com uma equipe de um setor específico,  cujo intuito é conscientizar a equipe de determinados temas sensíveis.

Quer se capacitar para ter esse olhar no ambiente hospitalar? Confira nossos cursos:

Curso de Iniciação à Perinatalidade

A Escola de Profissionais da Parentalidade também oferece o curso de Iniciação à Perinatalidade, no qual você aprenderá mais sobre a gestação, o parto e o pós-parto para atuar com o público de gestantes, mães e puérperas.

Conheça o curso clicando aqui.

Curso de Extensão na Parentalidade

Se interessou pelo assunto e quer se aprofundar ainda mais na área da parentalidade?

Inscreva-se na próxima turma do Curso de Extensão na Parentalidade, indicado para profissionais que desejam atuar com gestantes, mães, pais, avós e famílias.

Nesse curso você se aprofundará no embasamento teórico para atuar profissionalmente com os diferentes públicos da parentalidade, além de compreender melhor como construir sua carreira na área, seja você psicólogo ou não.

Veja mais detalhes clicando aqui.

Certificação Profissional da Parentalidade

A Escola de Profissionais da Parentalidade oferece uma série de certificações em diferentes níveis de profissionalização (Fundamental, Intermediária e Avançada).

Seja você psicólogo ou profissional de áreas correlativas, aprofunde seus conhecimentos e certifique-se como um profissional da parentalidade.

Entenda como obter sua certificação aqui.

Curso Pré-natal Psicológico na Prática

A Escola da Parentalidade oferece o curso Pré-natal Psicológico na Prática a psicólogos que desejam apoiar gestantes a prevenirem adoecimentos psíquicos através do Modelo Arrais, desenvolvido pela Ph.D. Alessandra Arrais.

Além de elaborar e ministrar o curso, Alessandra Arrais também faz parte da equipe da Escola da Parentalidade.

Veja mais informações sobre o curso aqui.