Pandemia; Como apoiar os pais nesse período?

Nenhum pai ou mãe imaginou um dia viver dias tão desafiadores como estes que estamos vivendo neste primeiro semestre de 2020. Com a quarentena, por conta do novo coronavírus, a rotina de muitas famílias mudou.
O isolamento social, permitiu às pessoas trabalharem de casa, fazer o “home office”. Mas, essa nova rotina incluiu dar assistência aos filhos durante as aulas on-line, preparar refeições, dar banho, conversar com professores, limpar caneta na parede, corrigir exercícios e brincar. É tanta coisa que mal sobra tempo para cuidar de si.

Por conta disso, muitos pais estão se sentindo exaustos e perdidos diante deste cenário. Mas, é importante entender que não estão sozinhos e é necessário ter muito calma nessa hora. Afinal, fomos impostos à essa nova realidade. Sendo assim, vamos falar um pouco em como apoiar os pais na Pandemia.

Diálogo resolve quase tudo

Em momentos de estresse, é normal que os filhos sintam maior necessidade dos pais, aumentando a exigência sobre eles. Sem contar que, por conta da Quarentena, aumentou-se o convívio familiar. Toda essa convivência causou em muitos lares problemas de irritabilidade, ansiedade e até sintomas de tristeza.
Além disso, a crianças não frequentam as escolas, não brincam nos parques e nem interagem com os amigos mais.

Por isso, para diminuir essa ansiedade, é importante ter conversas honestas com os pequenos, apropriadas para a faixa etária, sobre Covid-19. É importante entender os medos dos pequenos, saber orientá-los e também acolhê-los. Para eles também não está nada fácil não poder ter a vida de antes.
É momento de ajudar as crianças a expressarem seus medos e ansiedades de forma positiva. Uma boa forma de minimizar os sentimentos ruins dentro de casa é buscar manter uma rotina, mais próxima possível da anterior.

Alimentação

A Organização Mundial da Saúde tem orientado há muitas semanas: Fique em Casa! Por conta disso, muitos pais estão em isolamento e indo menos aos supermercados e feiras. O que é o certo!
Mas, dessa forma, a alimentação da família pode ficar deficiente de nutrientes ou até exagerada no consumo de alimentos prejudiciais à saúde, como o açúcar.

Por isso, nesses dias atípicos, é de fundamental importância planejar os itens a serem comprados e preparados. Desta forma, evita-se um erro comum: refeições e lanches com excesso de um grupo de nutrientes e falta de outros importantes para o desenvolvimento infanto-juvenil. Fazer refeições mais saudáveis torna-se ainda mais importante, visto que ajuda a manter a imunidade elevada.
Portanto, antes de sair às compras, confira o que falta na geladeira e anote.
Dê preferência aos alimentos mais naturais, sem gordura trans e açúcares. A hora do preparo de uma receita pode ser momento de diversão. Fazer aquele bolo de cenoura com chocolate com a companhia dos pequenos pode ajudar a distrair toda a família.

Não se cobrem tanto

Mães e pais não deveriam se cobrar para ter a mesma produtividade que teriam se eles tivessem na empresa, sem ninguém atrapalhando. Isso não vai acontecer, de jeito algum. Nós seremos mais exigidos pelas crianças neste momento sem dúvidas. Elas estão mais estressadas, assim como nós. Precisamos estar preparados para essa demanda emocional que nos será exigida e termos paciência. É importante manter uma rotina e isso irá facilitar as coisas.
As crianças entendem e precisam de rotina, senão tudo fica mais caótico. Elas ficam ansiosos, querem saber o tempo todo o que vão fazer depois disso, depois daquilo. A rotina traz segurança. Então tentar manter uma rotina parecida com o que tinham, mesmo que no ambiente domiciliar.

Se por algum momento a pressão desse período conturbado estiver atrapalhando o bem estar no dia a dia, é importante buscar ajuda. Existem diversos profissionais da saúde mental que estão dispostos a realizar atendimentos remotos para auxiliar as famílias nessa Pandemia, como o GIC, o Grupo de Intervenções em Crises, formado por psicólogas, alunas da Escola de Profissionais da Parentalidade, e que estão à disposição para apoiar gestantes, mães, pais e puérperas que estão sofrendo no exercício de suas parentalidades, neste período de quarentena. Para conhecer a nossa lista de profissionais do GIC, basta acessar esse link: bit.ly/GICEPP

Não deixem de buscar apoio quando sentir necessidade.