Como começar a atuar como Profissional da Parentalidade antes mesmo de finalizar a graduação

estudante atuando como profissional da parentalidade

Essa é uma curiosidade bastante interessante, que nossas alunas que estão prestes a se formar indagam.

Por óbvio, você não pode se apresentar como profissional formado, mas você pode sim se posicionar como aprendiz. E para começar a ir a campo, basta você partir de três passos fundamentais: posicionamento, investimento e presença em uma comunidade. Essas dicas funcionam para qualquer profissional, inclusive os que desejam atuar na área da parentalidade.

Confira como esses três passos podem te orientar a conquistar sucesso.

1.Posicionamento

Um dos pontos importantes para quem vai atuar na parentalidade é definir um posicionamento, ou seja, como quer trabalhar nessa área.

Expressar o que você quer e definir isso é o primeiro passo para que se torne realidade.

Falar sobre isso, externalizando esses pensamentos, é uma mudança de postura que diferenciará um sonho da sua futura realidade. Portanto, não tenha medo de verbalizar para os outros o seu objetivo de atuar nessa área e de dar os primeiros passos para iniciar a sua jornada.

Exemplo: Já começar a fazer postagens sobre temas do público da parentalidade escolhido por você, mostrando o que você tem estudado na faculdade ou curso: depressão pós parto? Luto perinatal? Leve o conhecimento que tem tido!

2. Investimento

O segundo passo é investir em sua carreira fazendo cursos, consumindo conteúdos sobre parentalidade e mostrando em suas redes sociais, por exemplo, que agora quer se integrar a essa área.

Por isso, faça um perfil que mostre que é uma estudiosa da área e produza também conteúdos sobre o que tem aprendido. Compartilhar os seus conhecimentos fará com que você seja visto como um profissional da parentalidade, por isso, invista nesse hábito e participe de eventos nessa área que contribuam para a sua especialização.

Apesar da insegurança, é importante começar. Uma dica é marcar alguma atividade voluntária com o seu público-alvo, como uma roda de conversa, que conferirá a você mais autoconfiança em começar a atender as pessoas. Isso te ajudará a ter ainda mais clareza sobre seu futuro trabalho e ganhar habilidades que serão essenciais para seu sucesso.

Na EPP você pode cursar o iniciação a perinatalidade ou até o extensão na parentalidade antes de finalizar a graduação!

3.Presença em uma comunidade

Integre comunidades da sua área profissional a partir de contatos que fizer. Se você é psicólogo e quer atuar na parentalidade, faça contatos com colegas de cursos de extensão, de graduação ou de mestrado com quem possa trocar conhecimentos e dúvidas. O mesmo vale para outras profissões.

Afinal, essas trocas de saber serão importantes para seu crescimento e para que você seja inserido em trabalhos na sua área de estudo.

A participação em eventos e a evolução das suas redes sociais com diálogos sobre o tema parentalidade também favorecerão esses contatos. Dessa forma, você formará parcerias e poderá conseguir trabalhos e, consequentemente, retorno financeiro.

Networking é tudo!

Agir, agir e agir

Enfim, esses só são algumas das muitas ações que você pode fazer como aprendiz de profissional da parentalidade! Percebeu que para que haja colheita de bons resultados deve haver primeiro uma plantação, ou seja, o investimento em conhecimentos, com livros e cursos, e em participar de uma comunidade a fim de fazer boas parcerias?

Invista em uma formação na área da parentalidade e em relacionamentos que possam te incentivar a crescer e a trilhar um caminho na área. Lembre-se: O autodesenvolvimento constante é a chave para alcançar o seu propósito.

Curso de Extensão na Parentalidade

Se interessou pelo assunto e quer se aprofundar ainda mais na área da parentalidade?

Inscreva-se na próxima turma do Curso de Extensão na Parentalidade, indicado para profissionais que desejam atuar com gestantes, mães, pais, avós e famílias.

Nesse curso você se aprofundará no embasamento teórico para atuar profissionalmente com os diferentes públicos da parentalidade, além de compreender melhor como construir sua carreira na área, seja você psicólogo ou não.

Veja mais detalhes clicando aqui.

Certificação Profissional da Parentalidade

A Escola de Profissionais da Parentalidade oferece uma série de certificações em diferentes níveis de profissionalização (Fundamental, Intermediária e Avançada).

Seja você psicólogo ou profissional de áreas correlativas, aprofunde seus conhecimentos e certifique-se como um profissional da parentalidade.

Entenda como obter sua certificação aqui.

Curso Pré-natal Psicológico na Prática

A Escola da Parentalidade oferece o curso Pré-natal Psicológico na Prática a psicólogos que desejam apoiar gestantes a prevenirem adoecimentos psíquicos através do Modelo Arrais, desenvolvido pela Ph.D. Alessandra Arrais.

Além de elaborar e ministrar o curso, Alessandra Arrais também faz parte da equipe da Escola da Parentalidade.

Veja mais informações sobre o curso aqui.