Escuta ativa: conheça técnicas importantes na aplicação com Gestantes e Mães

profissional escutando gestante

Tema tão relevante, a escuta ativa é uma grande ferramenta de nós, profissionais da parentalidade. Alias, escutar é uma aptidão que merece ser desenvolvida por todos. Porém, nós que atuamos com pessoas precisamos nos dedicar ainda mais a essa habilidade.

Mas, o que é a tão falada escuta ativa?

A escuta ativa é uma expressão que pode ser utilizada em diversos contextos. Ela pode ser definida como uma forma de tornar os diálogos mais eficientes já que requer uma dedicação do ouvinte para ouvir e compreender o que é falado pelo emissor. Essa é uma prática importante a ser desenvolvida pelas pessoas a fim de potencializar as comunicações. Entre os profissionais da parentalidade, é essencial e exige interesse e disponibilidade por parte do profissional para entender e interpretar o que é dito pelo outro.

Infelizmente, esse processo nem sempre acontece já que a sociedade é marcada por uma prática cotidiana de individualidade em que todos querem falar e poucos querem realmente escutar, fenômeno que foi amplificado pelas redes sociais. O profissional da parentalidade em contato com mães e familiares deve se questionar: “Qual a mensagem que esse sujeito quer transmitir para mim?”. Essa é uma premissa básica para que seja realizado um acolhimento às pessoas.

Vale ressaltar que a escuta ativa possibilita que o profissional da parentalidade amplie o seu repertório de falas, sua compreensão das pessoas e, por fim, faça conexões entre pessoas com histórias e vivências semelhantes entre si. Isso fortalecerá o profissional a lidar com essas histórias parecidas da melhor forma possível. Aqui cabe destacar que cada indivíduo é único e, portanto, suas experiências de vida e como elas são interpretadas também são únicas.

Como lapidar a escuta ativa

Para lapidar a escuta ativa, o primeiro ponto a ser considerado é a complexidade de cada pessoa. Não ficar atento a essa complexidade faz com que o profissional caia no risco de rotular as pessoas, o que é um erro para o profissional da parentalidade que deve ouvir, apoiar, acolher e orientar dependendo das técnicas de sua profissão e da sua formação. Essa complexidade demanda que o profissional investigue, a partir dos relatos de cada mãe, as dificuldades no puerpério, por exemplo, para identificar um possível caso de depressão. Afinal, as pessoas não são produtos para serem rotuladas e, portanto, cada uma pode ter um problema específico, que será descoberto a partir do contexto em que vive e de suas experiências. Um passo para aprimorar a escuta ativa é experimentar coisas diferentes, pois elas ajudam o indivíduo a se despir do lugar de julgamentos e a exercitar a empatia.

Técnicas para aperfeiçoar a escuta ativa

1. Escutar

Escute atentamente tudo o que a pessoa está dizendo sem interrupções, sem o impulso de finalizar as frases ou completar os raciocínios. Escute inclusive o silêncio do outro e fique atento aos gestos dele.

1. Faça perguntas abertas

Organize a mensagem dentro da sua capacidade de interpretação e confirme com a pessoa por meio de perguntas abertas se entendeu o que ela realmente falou. Após essa confirmação, você poderá estabelecer um diálogo e uma linha de trabalho a fim de contribuir para a transformação dessa pessoa que procurou você.

Em suma, essa não é uma tarefa fácil, mas exercitar uma escuta com sensibilidade e com empatia é primordial para o sucesso profissional de quem trabalha na área da parentalidade.

Quer se capacitar para se aperfeiçoar na escuta ativa? Confira nossos cursos:

Curso de Iniciação à Perinatalidade

A Escola de Profissionais da Parentalidade também oferece o curso de Iniciação à Perinatalidade, no qual você aprenderá mais sobre a gestação, o parto e o pós-parto para atuar com o público de gestantes, mães e puérperas.

Conheça o curso clicando aqui.

Curso de Extensão na Parentalidade

Se interessou pelo assunto e quer se aprofundar ainda mais na área da parentalidade?

Inscreva-se na próxima turma do Curso de Extensão na Parentalidade, indicado para profissionais que desejam atuar com gestantes, mães, pais, avós e famílias.

Nesse curso você se aprofundará no embasamento teórico para atuar profissionalmente com os diferentes públicos da parentalidade, além de compreender melhor como construir sua carreira na área, seja você psicólogo ou não.

Veja mais detalhes clicando aqui.

Certificação Profissional da Parentalidade

A Escola de Profissionais da Parentalidade oferece uma série de certificações em diferentes níveis de profissionalização (Fundamental, Intermediária e Avançada).

Seja você psicólogo ou profissional de áreas correlativas, aprofunde seus conhecimentos e certifique-se como um profissional da parentalidade.