Como se Tornar um Profissional da Parentalidade: Passo a Passo para Obter Conhecimento e Atuar

medico-profissional-da-parentalidade

Será que vale a pena cursar um aprofundamento para começar a atuar profissionalmente com perinatalidade e parentalidade?

Primeiramente, é necessário fazer uma diferenciação entre esses dois termos:

A perinatalidade diz respeito ao nascimento, ou seja, a tudo o que está ao redor do nascimento.  Atende à mulher ou ao casal, e sua família, antes, durante e após a gestação, no puerpério. Já a parentalidade se define pelo exercício dos cuidados dedicados a uma (ou mais) crianças. Está relacionada à construção da subjetividade familiar, que acontece desde os pais até os avós da criança e por todos os que são impactados diretamente pela chegada dessa criança – lembrando que a concepção de família compreende a adoção.

Assim, a perinatalidade está dentro da esfera parental.

Também é importante ressaltar que a maternidade e a paternidade são momentos da vida humana, e não áreas do conhecimento. Isso significa que ser um profissional da parentalidade não requer um curso de pós-graduação.

Porém, é necessário estudar muito e se aprofundar teoricamente para se tornar um bom profissional, seja qual for a sua área de atuação com as famílias.

Dito isso, um profissional da parentalidade deve se manter sempre atualizado para atuar com a família. Veja abaixo as principais formas de adquirir conhecimento.

Defina sua área de atuação profissional

O primeiro passo para iniciar sua carreira como profissional da parentalidade é refletir sobre a área de atuação que você realmente deseja se especializar.

Para isso, é preciso ampliar seus estudos e compreender todas as áreas do conhecimento sobre o assunto. Depois de explorar suas possibilidades, é hora de consumir informações de uma área específica da abordagem familiar.

Leia artigos relacionados ao seu trabalho

Nas últimas décadas tem ocorrido uma evolução constante na sociedade, o que segue afetando as dinâmicas e relações familiares, bem como as expectativas sociais sobre o papel da mulher antes, durante e após a gestação.

Vale ressaltar que a família não se constitui apenas pela mulher ou a partir dela. Pais e avós também estão inclusos na construção da parentalidade e precisam de apoio profissional.

Sendo assim, é preciso estar sempre imerso nesse universo de transformação e obter informações para se adequar profissionalmente às famílias, de acordo com a necessidade de cada um e a sua área de atuação.

Participe de rodas de conversa e palestras

Quanto mais imerso na temática da parentalidade e perinatalidade, melhor será sua absorção de conhecimento. Essa experiência em grupo pode lhe render contatos e futuras parcerias, além de proporcionar um aprendizado mais prático sobre os desafios mais comuns dos profissionais da parentalidade.

Ingresse em cursos de curta duração sobre parentalidade

Ao invés de investir todo seu dinheiro em uma pós-graduação, comece seus estudos na área desejada ingressando em cursos mais breves. A Escola da Parentalidade, por exemplo, oferece cursos gratuitos e de extensão para formar profissionais competentes através do conhecimento teórico aliado à experiência prática.

Coloque em prática seu conhecimento teórico

É fundamental estudar a fundo para se tornar um profissional da parentalidade, mas também é preciso se colocar em prática e conhecer pessoas que atuam na área. Isso lhe proporcionará novas experiências e conhecimento.

Portanto, marque presença em mídias sociais e empreenda digitalmente para ampliar seu alcance de público.

Comece a atuar na área oferecendo palestras, workshops e cursos online

Essa é uma forma de rentabilizar o conhecimento obtido nos estudos iniciais e alavancar sua carreira profissional. Depois que seu negócio estiver bem estruturado e você se estabilizar financeiramente, talvez seja a hora de investir mais na sua carreira.

Se aprofunde cada vez mais nos estudos, sem, contudo, esquecer a prática

Nos últimos anos, têm surgido muitos cursos que acabam por criar um mercado que não é exatamente ideal ou relevante para a sua formação como profissional da parentalidade.

Vale lembrar que um diploma não significa nada se o conhecimento obtido não for aplicado na prática.

Além disso, os cursos longos, por vezes, focam somente na fundamentação teórica, visto que a maioria dos professores não atua profissionalmente na área.

Ainda assim, dependendo de sua carreira, aprofundar o conhecimento teórico buscando aplicar o que aprendeu no seu dia a dia profissional pode ser interessante, principalmente, para atuar como um profissional da parentalidade

Acompanhe a Escola de Profissionais da Parentalidade

Profissionais de todas as áreas são convidados a se aprofundarem na temática parental através dos cursos oferecidos no site da Escola de Profissionais da Parentalidade

O objetivo da EPP visa à compreensão da construção sócio-histórica-cultural das dinâmicas familiares e como isso pode interferir negativamente na saúde psíquica de todos que se envolvem no processo gestacional.

Quer saber tudo sobre parentalidade e obter uma certificação?

A Escola de Profissionais da Parentalidade incentiva seus alunos a colocarem a teoria em prática. Para isso, são oferecidos cursos de turma e de extensão, de aperfeiçoamento e capacitação, além de conteúdo gratuito disponibilizado no blog. Acesse e conheça mais sobre as oportunidades de estudo para se tornar um profissional da parentalidade.

Quer saber tudo sobre como ser um profissional da parentalidade?

Participe da 8ª Semana de Profissionais da Parentalidade. 100% Gratuito e Online

8ª Semana de Profissionais DA PARENTALIDADE