As dificuldades no exercício da parentalidade durante a pandemia

Profissionais da Parentalidade

Primeiro, é preciso ressaltar que o exercício da parentalidade engloba todos aqueles adultos ou responsáveis por cuidarem de crianças, mas não só.

Vale lembrar que a parentalidade também inclui: adolescentes que ainda não são adultos, mas que já começaram a desenvolver sua maternidade ou paternidade, avós e outros familiares que participam ativamente da vida da criança.

Mas exercer a parentalidade não significa ser responsável apenas pelo acompanhamento físico ou nutricional da criança. O cuidado infantil também requer grande atenção ao amadurecimento psíquico e social da criança durante todas as fases do seu desenvolvimento.

Quem são os profissionais da parentalidade?

Portanto, são profissionais da parentalidade aqueles que assistem os pais, responsáveis e todos os envolvidos no desenvolvimento da criança.

Alguns exemplos são: psicólogos, doulas, consultores da amamentação e do sono, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, enfermeiros e ginecologistas obstetras.

Mas essa lista não termina aí. Ao contrário do que se pensa, por exemplo, os pediatras também atuam como profissionais da parentalidade. Apesar de eles acompanharem e auxiliarem o desenvolvimento físico da criança, sua comunicação é direcionada principalmente aos pais ou responsáveis por ela.

Vale a pena lembrar que os profissionais da parentalidade não são apenas os profissionais que atuam na área da saúde.

Os profissionais da assistência social também trabalham com a parentalidade. A função deles implica atenção ao desenvolvimento da criança e garantia de seus direitos e deveres.

Assim, os assistentes sociais são defensores dos Direitos Humanos, dos direitos individuais e sociais. Eles protegem e salvaguardam a criança através do trabalho em conjunto com os pais ou responsáveis por ela, encontrando as melhores estratégias para o bem estar da família.

Da mesma forma, os profissionais da área jurídica também atuam para garantir os direitos de todos os personagens envolvidos no contexto da parentalidade. Isso pode incluir desde o profissional que atua na vara de família até aquele responsável por casos de divórcio, por exemplo.

Outros personagens muito presentes no desenvolvimento da parentalidade são os profissionais da educação. Eles são protagonistas da aprendizagem no âmbito escolar, o que os torna corresponsáveis pela educação das crianças.

Dentre eles: pedagogos, educadores parentais, coordenadores pedagógicos e escolares.

Qual é o público da parentalidade?

São todos aqueles que podem se beneficiar dos serviços oferecidos pelos profissionais da parentalidade listados acima.

Em especial, o público é composto por: tentantes – homens e mulheres que estão se preparando para exercerem a parentalidade – gestantes, puérperas, mães, pais e avós.

De modo geral, são públicos da parentalidade aquelas famílias que querem melhorar as suas interações e desenvolver novas estratégias de relacionamento.

Ainda existe outra questão a ser levada em conta: no Brasil a taxa de ausência paterna é muito alta. Como consequência, o homem muitas vezes não tem um modelo instituído de paternidade em sua experiência como filho e reproduz esse afastamento no exercício da sua paternidade.

Assim, é de suma importância que o profissional da parentalidade também alcance esse público específico para que o padrão do pai ausente seja analisado e interrompido.

A atuação na parentalidade e o propósito de vida

Resta claro que ao optar por ser profissional da parentalidade embarcamos em uma missão de vida, que é resgatar papéis sociais relevantes e cuidar de quem cuida de crianças.

Poder impactar positivamente as famílias é um verdadeiro presente na vida de cada profissional da parentalidade!

Quer saber mais sobre isso?

Se inscreva na 8ª Semana de Profissionais da Parentalidade!

De 22 a 26 de fevereiro, faremos um treinamento  100% online e gratuito no qual você descobrirá  como direcionar o foco da sua carreira para atuar com pais, gestantes, avós e famílias, com dicas práticas, mesmo que você não saiba por onde começar ou não tenha iniciado no público da parentalidade.