Concorrentes ou parceiros? Você que escolhe!

Concorrentes-ou-parceiros-Voce-que-escolhe

Ontem, aconteceu uma situação aqui conosco e gostaríamos de refletir com você sobre dois aspectos importantes que nos pusemos a pensar a partir dessa experiência: concorrentes ou parceiros? Você que escolhe!

Eu, Luciana, fui convidada para dar uma entrevista à Rádio Justiça, com antecedência, tudo combinado e acertado.

Em meu trabalho, tenho acompanhado algumas gestantes durante o trabalho de parto. E trabalho de parto é imprevisível. Temos uma Data Prevista Para o Parto que apenas nos diz que o parto pode acontecer próximo daquela data… mas pode ser naquela semana, duas semanas antes ou duas semanas depois. Ou seja, a margem para o acontecimento é grande!

Eis que, justo nessa data, com a entrevista previamente marcada e confirmada, uma das gestantes que eu acompanho solicitou minha presença em seu trabalho de parto.

E, agora, o que fazer? Não posso deixar a gestante num momento tão importante para ela. Mas como dizer, em cima da hora, que não poderia mais comparecer ao programa já marcado desde a semana passada.

Sei que imprevistos acontecem e que jornalistas são mais que acostumados a lidarem com isso e pensarem em planos B e C. Mas não me sinto bem em deixá-los na mão.

Então, surge a solução perfeita: a parceria! Eu tenho incríveis parceiras, minhas sócias!
Profissionais competentes, em quem muito confio. Em geral, somos educados a ficarmos no nosso mundinho, como se todos os profissionais com a mesma formação e que atuem na mesma área que nós fossem concorrentes!

Concorrentes-ou-parceiros-Voce-que-escolhe

Concorrentes podem ser paceiros

Mas, você já parou pra pensar, que ao invés de concorrentes, vocês podem ser excelentes parceiros? Podem criar coisas juntas, crescer, solidificar os seus nomes e suas áreas de atuação, apoiar um ao outro e ainda servir como backup em situações de emergência ou necessidade?

Foi o que aconteceu ontem! Assim que a gestante me acionou, entrei em contato com a Bianca. Ela se organizou e pôde me atender! O resultado? Super positivo: a gestante estava apoiada pela profissional que ela escolheu, a rádio tinha uma profissional super competente para seguir tranquilamente com a pauta escolhida e a Bianca pôde divulgar um pouco mais o seu trabalho, num momento bem propício, em que ela está se preparando para mais um lançamento de seu programa (Clique aqui e acompanhe o Renascendo após a Maternidade).

Ou seja, todos saíram ganhando! Que tal começar a pensar em se unir aos possíveis concorrentes ao invés de se fechar e se afastar dele? É possível que surjam excelentes parcerias! Todos ganham com isso: você, seu parceiro e, principalmente, a sociedade, seu público-alvo!

O outro ponto que eu gostaria de falar com você é o que foi o tema do programa da rádio: alienação parental! Eis um assunto em voga e que precisa ser debatido com muito cuidado, para que não fortaleçamos falsas crenças sobre um assunto tão delicado e que provoca tanta dor em todos os envolvidos! Vamos falar mais sobre isso na próxima semana?