O ciclo da prosperidade profissional

O-ciclo-da-prosperidade-profissional

A falta de prosperidade, de reconhecimento e de retorno são queixas cada vez mais comuns nos profissionais atuais que buscam a tão desejada prosperidade profissional. Ao mesmo tempo, ouço seus planos e expectativas de coisas que desejam realizar e investir quando os tempos melhorarem.

E é por isso que hoje, precisamos conversar sobre o que chamo de O CICLO DA PROSPERIDADE PROFISSIONAL.

Geralmente, este é o ciclo que parece mais lógico: seu cliente te procura -> o dinheiro entra -> você investe em sua carreira -> mais clientes te procuram e, então, a roda vai girando!

O-ciclo-da-prosperidade-profissional

2 problemas do ciclo lógico da prosperidade profissional

Porém, esse ciclo apresenta dois problemas estruturais que impedem o seu giro perfeito:

Primeiro problema

O dinheiro que entra não serve apenas para o investimento no trabalho – esse é o dinheiro do seu trabalho, portanto, nada mais justo que seja o seu rendimento, o seu sustento.

Porém, é preciso que tenhamos paciência para que esse dinheiro sirva para o seu sustento e compreensão para entender que esse dinheiro que entra serve não apenas para o seu sustento e o de sua família, mas também para sustentar a tua carreira profissional.

Aqui vale a pena, refletir sobre esquemas de organização financeira, sobre a sua relação com o dinheiro, sobre os seus planos. Esse montante que entra, fruto de seu trabalho, deve ser dividido em, pelo menos, três partes: você e sua família (o sustento e as necessidades de vocês); a sua carreira profissional e os seus sonhos.

É preciso ter uma parte do valor recebido para que seja reinvestido na sua profissão. Esse é um princípio básico da administração empresarial, mas que cabe em todos os gerenciamentos profissionais seja como empreendedor ou autônomo.

Segundo Problema

Para que o seu cliente te procure é preciso investimento… de tempo, de conhecimento, de recursos financeiros. Você precisa se especializar, aprofundar seus conhecimentos e suas técnicas, mas precisa também divulgar o seu trabalho.

Já falamos sobre isso aqui no blog diversas vezes, (Clique aqui e leia o texto “Você sabe fazer seu cliente chegar até você?). De nada adianta você ser o melhor profissional se você não souber anunciar isso e provar para as pessoas.

Ciclo da prosperidade profissional ideal

Diante disso, o CICLO DA PROSPERIDADE PROFISSIONAL mais adequado, seria:

O Bruno Rodrigues, do Curso Marketing para Psicólogos, costuma dizer algo que temos colocado sempre em prática: “primeiro você joga o chapéu, depois vai buscá-lo!” Ou seja, você já começa fazendo as coisas acontecerem ao invés de esperar que elas aconteçam e será assim, que as coisas realmente decolarão na sua vida profissional.

É aquela velha história de que o presente é agora! Todo o restante disso é procrastinação! São desculpas que vamos usando e acreditando e que vão fazendo com que adiemos os nossos planos!

Diante disso, quantas oportunidades você já deixou passar em sua vida? Quantas oportunidades você ainda vai deixar passar esperando que algo aconteça?

E, por falar em investimento, queremos aproveitar para te avisar que estão abertas as inscrições da Turma 09 do Curso Marketing para Psicólogos. Este foi o investimento em nossa carreira que realmente mudou os nossos caminhos e fez com que chegássemos aqui, tendo uma Escola Digital para Profissionais da Parentalidade. Por isso, divulgamos e somos parceiras deste curso.

Inclusive, além de indicar, também oferecemos bônus especiais para quem se inscrever nos links que disponibilizamos (CLIQUE AQUI e conheça mais detalhes deste Curso):

1. Uma vídeo aula em que falamos sobre a importância da Missão Profissional, com Luciana Rocha;
  2. Uma vídeo aula, com Bianca Amorim, explicando passo a passo de como preencher o seu modelo de negócio Canvas (trata-se de um modelo de negócio em que você visualiza todas as informações em uma única página);
  3. E, ao fim, um retorno nosso se o seu modelo Canvas está correto e as devidas orientações.

Essa e tantas outras oportunidades podem estar aparecendo e você preso no CICLO errado! Reflita sobre isso.

Lembre-se: nada vai acontecer se você não fizer acontecer!

Grande abraço e até a próxima.