Entenda o processo de humanização na área da saúde

O paciente que dá entrada em um hospital ou clínica procura não só tratar uma doença e cuidar da saúde, mas busca também pelo acolhimento hospitalar. Desta forma, é importante entender o processo de humanização na área da saúde, pois ela irá fazer diferença na qualidade do atendimento.

O que é a Humanização na área da saúde?

O conceito de humanização na saúde diz respeito às práticas e recursos para a ampliação do relacionamento entre profissionais e pacientes.
Por meio da Humanização é possível entender o sofrimento de quem está sendo atendido, bem como ouvi-lo. São ações relevantes de um trabalho que leva em conta a totalidade do indivíduo para além da enfermidade.
A tarefa pode parecer fácil, mas a sobrecarga da rotina hospitalar dificulta a aproximação entre o paciente/profissional da saúde e acaba dificultando o olhar diante das angústias do outro.

Portanto, o processo de humanização é essencial para garantir que os processos sejam feitos da melhor maneira possível.

Para compreender melhor a importância de humanizar o atendimento, basta considerar que o paciente não busca apenas a solução de um problema de saúde, mas também alívio e conforto pessoal. Por se tratar de um momento delicado da vida dele, é fundamental que ele seja recebido no estabelecimento de saúde da melhor forma.

Quando acontece o atendimento humanizado?

Humanizar o atendimento não é apenas chamar a paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos lábios constantemente. Ela busca compreender seus medos, angústias, incertezas dando-lhe apoio e atenção permanente.

Esse tipo de atendimento inclui a procura em aperfeiçoar os conhecimentos continuamente, para valorizar a assistência aos pacientes. Por isso, o profissional deve estar sempre estudando e se atualizando.
Mas, a humanização acontece, como citamos, quando há ética profissional, tratamento individualizado, cuidado realizado com empatia, atenção,  acolhimento integral e constante atualização científica.

É fundamental nesse tipo de atendimento ter o respeito à intimidade e às diferenças do paciente, comunicação eficiente que permita a troca de informações.
Sendo assim, é necessário oferecer a confiança, segurança e apoio também, além da infraestrutura adequada para o atendimento.

Humanização e a memória afetiva

Dialogar com o paciente é uma forma básica para realizar um atendimento eficiente. No entanto, alguns profissionais, pela correria da rotina hospitalar, não têm isso como prioridade e padronizam seus acolhimentos.
É difícil lembrar de cada paciente ou cada registro e seu quadro clínico. Entretanto, é possível manter as informações à mão para estreitar as relações e fazer com que o usuário se sinta bem recebido na instituição. Um simples bloquinho de anotações pode facilitar as anotações de algumas informações dos pacientes.
Desta forma, o paciente se sente acolhido e bem assistido, o que torna mais fácil uma fidelização, caso o retorno dele seja opcional.

Ações de humanização na área da saúde

Apesar de serem muitos os desafios, aplicar os conceitos de humanização não implica necessariamente em ações muito complexas. Algumas iniciativas simples e estratégicas podem fazer uma grande diferença como, por exemplo, a redução de filas e do tempo de espera dos pacientes.
Além disso, pode ser aplicado um atendimento acolhedor e resolutivo, promovido por sistemas automatizados de classificação de risco.

A implantação de prontuários eletrônicos também pode ajudar a reduzir erros nos atendimentos, pois reúne mais informações que ficam à disposição dos profissionais de saúde. Mas também pode ajudar na redução do tempo de espera e personaliza o atendimento.

Quer entender mais sobre os atendimentos na área da saúde, humanização e parentalidade? Acesse nosso blog e confira os artigos com esses temas.