Humanização do SUS: o que é, como funciona, princípios e diretrizes

Humanizacao-do-SUS

Em 2003, foi desenvolvida a Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), ou HumanizaSUS. Sua finalidade é efetivar os princípios do SUS e humanizar os gestores, trabalhadores e usuários na produção de saúde.

Assim, a PNH visa a autonomia dos indivíduos que integram o SUS (usuários, trabalhadores e gestores) delegando a tarefa de transformar a realidade àqueles que efetivamente fazem parte do SUS. É por meio de responsabilidade compartilhada, vínculos solidários e participação coletiva dos processos de gestão e produção de saúde que o HumanizaSUS baseia sua política.

Principais Diretrizes da Humanização do SUS
Acolhimento

Reconhecer o que o outro traz como necessidade de saúde. Ou seja, visa a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre os indivíduos. Os profissionais fazem uma escuta qualificada das necessidades dos usuários, otimizando as práticas de saúde.

Gestão participativa e cogestão: incluir mais de um sujeito nos processos de análise e decisão. Portanto, as rodas de conversa são bem-vindas, isso porque, contribui com a discussão em grupo que favorecem mudanças nas práticas de gestão. São exemplos de gestão participativa: colegiados gestores, mesas de negociação, câmara técnica de humanização, dentre outros.

Ambiência: criação de espaços saudáveis e acolhedores, que respeitem a privacidade e sejam lugares de encontro entre os indivíduos. Dessa forma, a discussão compartilhada da arquitetura do espaço, de reformas, bem como do uso dos espaços de acordo com as necessidades dos usuários e profissionais é uma das maneiras de praticar esse princípio e proporcionar melhoria na saúde.

Clínica ampliada e compartilhada: essa ferramenta busca uma ampla visão da abordagem clínica do usuário, considerando sua singularidade e complexidade de seu estado de saúde. Por isso, vai de encontro a fragmentação do conhecimento e das ações de saúde ineficazes. Na prática, a qualificação do diálogo e a utilização de recursos permite a tomada de decisões compartilhadas beneficiando o prognóstico.

Valorização do trabalhador: inclusão do trabalhador na tomada de decisão, dando autonomia a sua necessidade e as necessidades dos usuários, tendo em vista que são os sujeitos diretos das práticas do SUS.

Defesa dos direitos dos usuários: incentivo ao conhecimento dos direitos legais dos usuários e assegurar seu cumprimento em todas as fases do cuidado.

Humanizacao-do-SUS

Princípios da Humanização do SUS

Transversalidade

A PNH deve estar presente e ser praticada em todas as políticas e programas do SUS. Por isso, o reconhecimento do diálogo compartilhado entre as diferentes especialidades melhora a experiência dos indivíduos.

Indissociabilidade entre atenção e gestão: os trabalhadores e usuários devem conhecer o funcionamento da gestão dos serviços e participar ativamente da tomada de decisão, compartilhando a responsabilidade entre os usuários, inclusive do usuário e sua rede sócio-familiar, assumindo o protagonismo da sua saúde e de seus entes queridos.

Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos: a humanização do SUS reconhece a legitimidade de cada cidadão de direito, bem como valoriza e incentiva sua atuação na produção da saúde.

Rede HumanizaSUS

Humanização do SUS

Por meio da Rede HumanizaSUS algumas práticas são colocadas em pauta para que haja a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS.

• Rodas de conversa
  • Incentivo às redes e movimentos sociais
  • Gestão de conflitos das ferramentas experimentadas no SUS
  • Inclusão dos trabalhadores na gestão
  • Inclusão dos usuários e seus familiares nos processos de cuidado

Dessa forma, a Rede HumanizaSUS é um local de colaboração, que incentiva o conhecimento e o diálogo de qualquer pessoa interessada. É um ambiente virtual criado para troca de experiências entre os indivíduos do SUS.

A prática da Humanização do SUS

A Política Nacional de Humanização busca na prática:

• A redução de filas e do tempo de espera
  • A ampliação do acesso ao SUS
  • O atendimento acolhedor e resolutivo baseado nos critérios de risco (vulnerabilidade, gravidade e risco)
  • Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo
  • Garantia dos direitos dos usuários
  • Valorização do trabalho no SUS
  • Gestão participativa nos serviços

A humanização do SUS vem para valorizar o indivíduo e melhorar a saúde pública do país. Portanto, suas diretrizes buscam o protagonismo destes, bem como a otimização da produção de saúde, visando a garantia de saúde e bem-estar aos cidadãos. Você é um gestor, trabalhador ou usuário do SUS? Compartilhe conosco sua experiência com o HumanizaSUS!

FONTE: Ministério da Saúde, 2015. Política Nacional de Humanização – Humaniza SUS. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/projeto-lean-nas-emergencias/693-acoes-e-programas/40038-humanizasus. Acesso em: 10/07/2019.