Após 2003, com o advento da Humanização do SUS, a humanização hospitalar é um assunto que merece atenção de todos os profissionais que trabalham com saúde. Assim, manter-se atualizado quanto às melhores práticas faz a diferença na relação profissional da saúde/paciente.
Principais autores da área de Humanização Hospitalar
Dessa forma, fizemos uma lista com os principais autores nessa área. Assim, você pode se atualizar com a segurança de estar aprendendo técnicas e estratégias ensinadas pelos maiores nomes da humanização hospitalar.
Maria Júlia Kovacs
Graduada em Psicologia pela PUC São Paulo, possui mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atualmente é livre docente do Instituto de Psicologia da USP. Seus estudos são baseados em morte, luto, bioética e formação de profissionais de saúde e educação.
Suas principais obras são:
- Educação para a morte. Temas e reflexões – esse livro trata da possibilidade do desenvolvimento pessoal de maneira integral, entendido por Jung como individuação. Assim, dá caminhos para o desenvolvimento que pressupõe uma preparação para a morte, tornando-a mais aceitável.
Disponível em: http://bit.ly/2Yu3e67
- Educação para a morte. Desafios na formação dos profissionais de saúde e educação – a mesma linha do livro anterior, essa obra trata dos principais desafios na formação dos profissionais da saúde, trazendo caminhos para o desenvolvimento de uma preparação para a morte, situação comum na vida dos profissionais dessa área da ciência.
Disponível em: http://bit.ly/2Yse0tu
- Vida e morte: laços da existência – nesta obra, em conjunto com Maria Helena Pereira Franco, Margarida de Carvalho e Vicente de Carvalho, a autora trata do tema vida e morte, em que cada capítulo são pequenas obras sobre os temas que não são tratados de formas separadas. Sem pretensões conclusivas, o livro propõe um caminho de trocas e partilhamento de idéias.
Disponível em: https://amzn.to/2KrexSv
- Adolescência: vida ou morte – Essa obra escrita em conjunto com Ingrid Esslinger discorre sobre os aspectos autodestrutivos, comum entre adolescentes, que podem levar à morte. Entre outros assuntos, essa obra, constrói pontes sobre drogas, suicídio, sexo, culto ao corpo, transtornos alimentares e esportes radicais.
Disponível em: http://bit.ly/33h4CYC
Maria Helena Pereira Franco
A autora é graduada em Psicologia pela PUC São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica também pela PUC-SP. Possui pós-doutorado pela Universidade de Londres e na University College London. É professora titular da PUC-SP, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica e na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Os principais temas de suas pesquisas são, luto, morte, famílias enlutadas, psico-oncologia, cuidados paliativos, emergências e desastres.
Suas principais obras sobre humanização hospitalar são:
- Formação e Rompimento de Vínculos: O dilema das perdas na atualidade – Obra escrita pelos maiores nomes em luto do país, com organização da Maria Helena Pereira Franco. Nesse livro são elucidados assuntos como a forma de lidar com a morte de pacientes, bem como tratar a morte num mundo em que ficar triste é “feio”.
Disponível em: http://bit.ly/2YIRFXN
- A Intervenção Psicológica em Emergências: fundamentos para a prática – Esse livro possui um tema mais específico: o atendimento psicológico às pessoas em situações de emergência e desastre. São abordados assuntos como estresse pós-traumático, saúde mental do psicólogo, bem como a importância de cuidar de pessoas em situações emergenciais, com análise de procedimentos e técnicas para tanto.
Disponível em: http://bit.ly/2MFi1DF
- Temas em psico-oncologia – endossada pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia. São discutidas a abrangência e as especificidades da psico-oncologia, bem como a transdiciplinaridade de sua abordagem. Também são tratados assuntos de bioética e aspectos psicossociais.
Disponível em: https://amzn.to/2OG7v1A
Alfredo Simonetti
Médico Psiquiatra, psicólogo clínico, psicólogo hospitalar e psicanalista. Tem mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É professor titular de psicologia médica na Faculdade São Camilo São Paulo.
Seus livros são voltados para área da psicologia hospitalar. Discorrendo sobre estratégias e técnicas para lidar com os pacientes doentes, buscando a humanização hospitalar.
- Manual de Psicologia Hospitalar: o mapa da doença – essa obra fornece estratégias psicológicas para lidar com pessoas adoentadas. Baseada em dois passos, a estratégia consiste em diagnóstico e terapia. Ou seja, o a análise biológica do adoecimento. Bem como as principais estratégias para lidar com o psicológico do paciente doente.
Disponível em: https://amzn.to/31k2htY
- A Cena Hospitalar: psicologia médica e psicanálise: nessa obra, o autor discorre sobre a pergunta “o que querem os pacientes quando procuram os médicos?”. Em primeiro, pretendem a cura da doença, mas também querem atenção, carinho e conversa. Nesse sentido, o livro trata sobre a relação entre médicos, psicólogos e pacientes.
Disponível em: https://amzn.to/2Ki7v3O
Michel Odent
Esse autor é cirurgião e obstetra, internacionalmente conhecido por ser pioneiro na técnica de parto humanizado. Sua ideia, em 1960, foi usar a banheiro para o trabalho de parto, em um espaço que se assemelha a um quarto de uma residência.
Seus livros trazem análises a respeito do desenvolvimento humano interligado à natureza e ao momento pré-natal.
- The Future of Homo – ainda na pré-venda, esse livro elucida acerca do período perinatal, considerada fase crítica do desenvolvimento humano. São abordados temas como preparação para o parto, o futuro da futurologia, bem como a evolução do pensamento evolucionário. Dessa forma, o objetivo do livro é relacionar o parto, o desenvolvimento humano e a natureza.
Disponível em: https://amzn.to/31kxnBK
- Primal Health: Understanding the Critical Period Between Conception and the First Birhday – nesse livro, o autor indica que o período entre a concepção e o primeiro aniversário da criança é fundamental para sua saúde ao longo da vida. Ele defende que na vida fetal e no primeiro ano de vida é que se desenvolve e regula a saúde primária. Assim, o bem-estar e a capacidade de resistir as doenças como hipertensão, câncer, alcoolismo, etc, são decorrentes desse estado básico de saúde.
Disponível em: https://amzn.to/2GOKDH2
Melania Amorim
É graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo IMIP, tem mestrado em Saúde Materno Infantil também pelo IMIP e doutorado e pós-doutorado em Tocoginecologia pela UNICAMP. Fez também pós-doutorado na OMS em Genebra. Atualmente é professora na Universidade Federal de Campina Grande. Atua na área de Saúde Materno-Infantil, com ênfase de pesquisa em: medicina baseada em evidências, humanização do parto e nascimento, hipertensão e gravidez, gestação de alto-risco, medicina fetal, mortalidade materna, pesquisa translacional e cirurgia ginecológica.
Melânia é ativista em questões de gênero e violência contra a mulher, bem como da humanização do parto e nascimento, dos direitos reprodutivos e da autonomia feminina.
Suas obras estão espalhadas pela internet, em uma rápida pesquisa no Google, pode-se ter acesso a artigos e entrevistas de Melânia, bem como vídeos, posts de blog, dentre outros.
A humanização hospitalar é um assunto em alta e que deve ser estudado por todos profissionais da saúde. Isso porque garante aos pacientes e familiares conforto em momentos de tensão, como em doenças, ou nascimento de uma vida.
Tem mais algum autor para sugerir? Comente abaixo!
FONTE: http://lattes.cnpq.br/