Principais desafios dos pais solteiros

A educação dos filhos não é algo fácil, mesmo quando é feita por ambos os pais. Contudo, pode ser ainda mais difícil quando é assumida apenas pelo pai ou pela mãe, por motivos diversos. Para facilitar a complicada missão, profissionais da parentalidade podem auxiliar os pais solteiros nesses desafios. Conheça-os e veja quais orientações podem ser repassadas aos responsáveis.

Principais desafios encontrados

Quando a família originalmente constituída por pai e mãe aumenta, a rotina muda completamente. Já não se acorda tarde nos finais de semana, perde-se sono nas madrugadas, é preciso adotar diversas medidas para manter a saúde de uma nova vida. Tudo fica mais difícil, especialmente no começo.

Porém, quando a família é formada apenas por pai ou mãe e filho, o trabalho é dobrado. Há apenas uma pessoa para levar a criança à escola, para cuidar de suas tarefas, de sua rotina, de sua saúde. Não há um companheiro para dividir os afazeres e o sentimento de individualidade, de cuidar de si, pode desaparecer. Afinal, nem sempre sobra tempo para isso.

Como o profissional da parentalidade pode ajudar

Contudo, não precisa ser exatamente assim. É claro que a responsabilidade da criação de uma criança é dos pais solteiros, mas os profissionais da parentalidade podem auxiliar esta família. Como?

Orientando-os de que cuidadores de crianças podem ser contratados, se necessário, para que eles tenham tempo para dedicar-se também a si mesmos, para que sua individualidade seja mantida. Todos necessitamos de cuidados, de passatempos, de tempo para nossas realizações pessoais.

Aconselhe que os cuidadores poderão dividir a responsabilidade com os cuidados da criança, nos momentos onde ela não está na escola. É um apoio indispensável para pais ou mães que se veem dobrados para dar conta de tudo.

Dialogue que contratar um profissional não é abrir mão de cuidar do seu filho, muito pelo contrário. Os pais solteiros continuarão como responsáveis das crianças, mas o cuidador é alguém que garantirá a segurança e o bem-estar dos filhos enquanto o pai ou mãe está em compromissos de trabalho ou até mesmo em reuniões com os amigos.

Confraternizações e passatempos sem as crianças são recomendados, inclusive para conhecer pessoas novas, onde relacionamentos possam surgir. Caso tenha alguém de confiança cuidando de seu filho, os pais solteiros poderão curtir sua vida sem preocupações naquele período. É saudável e necessário para todos os indivíduos.

É aconselhável também dizer que os cuidadores não necessariamente precisam ser contratados. O profissional da parentalidade pode sugerir o cuidado compartilhado com os avós, se houver concordância de ambas as partes. É algo benéfico para as crianças, que se manterão em família; para os pais, que sabem que a criança está segura e bem cuidada e para os avós, que mantêm uma rotina prazerosa com os filhos de seus filhos. Faz bem para sua saúde!

É fundamental orientar os pais sobre a não transferência de responsabilidade. Muitos deles se sentem culpados porque não estão presentes em todos os momentos da vida de seus filhos e acham que estão sendo menos pais por conta disso. Indique que eles podem procurar psicólogos, se desejarem, para entender que o suporte de um cuidador é apenas um auxílio, e que eles necessitam ter uma vida além daquela onde cuidam de seus filhos.

Dificuldades são estímulos

Para finalizar, sugerimos que os pais sejam aconselhados sobre as dificuldades pelas quais passarão. O preconceito de ser pai ou mãe solteiro ainda existe, isto é inegável, e são muitos os desafios enfrentados por quem cuida sozinho da educação de um filho, mas os obstáculos devem ser vistos como estímulo.

O amor incondicional de seus filhos é a maior recompensa, a mais preciosa que existe e eles precisam saber disso!