A importância de empreender na área da parentalidade

A área da parentalidade abrange diversas profissões: médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, consultores de amamentação ou do sono, doulas, atendentes em hospitais e clínicas, etc.

É importante que todos estes profissionais conheçam a importância de empreender em suas atividades, para que possam prestar uma boa assistência às famílias que chegam até eles. Se você faz parte dos profissionais da parentalidade, não deixe de ler o texto abaixo.

O que é um empreendedor

Muitas pessoas têm o empreendedor como um empresário, proprietário do seu próprio negócio. A definição está certa, todavia empreender também está relacionado ao indivíduo arrojado, criativo, inovador, que possui iniciativa própria.

Isto quer dizer que você também pode ser empreendedor dentro do seu local de trabalho, fornecendo sugestões e tentando melhorar o seu ambiente, tanto para você, para seus colegas, quanto para seus clientes ou pacientes.

Por que empreender

Aí você pode se questionar: mas por que eu preciso empreender na área da parentalidade? Porque é importante tomar a iniciativa, não ficar parado, fazer cursos para aprimorar a sua rotina e seu expediente.

O profissional da parentalidade deve buscar o desenvolvimento de suas habilidades, visando conhecer e reciclar os assuntos técnicos de sua área de atuação, seja ela qual for. Mais do que isso, ele deve colocar seus conhecimentos em prática, visando o melhor aconselhamento e instrução aos pais, mães, gestantes, parentes, entre outros, ou seja, o público que o procura.

Há vários cursos que podem ser feitos, independentemente da área de atuação. Alguns lidam especificamente com determinado segmentos, se concentram na técnica ou na teoria específica da profissão, por exemplo, aqueles destinados aos profissionais da enfermagem.
Mas outros são recomendados para o empreendedor, pois tratam de aprimorar as habilidades necessárias para se colocar seus talentos e aptidões a serviço do seu público e devem ser realizados também pelo profissional da parentalidade. Há cursos ainda que se destinam a aprimorar as habilidades do profissional da parentalidade e pode ser feito por qualquer profissional que atue nessa área, independente da formação de base.

No entanto, a falta de tempo não precisa ser uma desculpa, pois os cursos podem ser feitos tanto online, quanto presencial, incluindo aulas gravadas ou ao vivo, materiais de apoio e grupos de discussão.

Exemplos de cursos disponíveis

O período de luto pós-parto é bastante delicado, marcado por intensas transformações e perdas. Por estudos nesta área, o profissional da parentalidade é instruído sobre o modo adequado de atendimento às mulheres que perderam seus bebês logo após o seu nascimento.

Outro curso interessante e abrangente para toda a área da parentalidade se refere à assistência a gestantes e pais. Todos os profissionais podem se beneficiar com as aulas, que são específicas para orientação sobre o luto ao longo da gestação ou logo após o parto. São orientações ou reflexões que tiram o profissional do senso comum e fazem a diferença no atendimento.

Mais uma sugestão sobre cursos para qualquer profissional da parentalidade é focada no empreendedorismo e negócios. Assim, é possível gerenciar sua vida da melhor forma possível, transformando-a para que  possa viver financeiramente do seu próprio negócio. É aquele caso que citamos acima, sobre proprietários de suas empresas.

Além dos cursos, há ainda palestras para os profissionais da parentalidade. É possível conseguir apresentações tanto pagas, quanto gratuitas, dentre diversos assuntos parentais, visando o aprofundamento de conhecimentos e convites a reflexões sobre o tema da palestra.

Empreender é essencial

Como você pôde perceber, empreender é essencial para qualquer atividade, queira você ou não se aventurar e iniciar seu próprio negócio. Contudo, na parentalidade, ser empreendedor é fazer a diferença em seu trabalho, desmistificando crenças e orientando de forma adequada os pais, as gestantes e os familiares que buscam o seu atendimento.

É fundamental que o profissional da parentalidade faça a diferença em seu serviço, que tire as pessoas do senso comum, muitas vezes inadequado, aconselhando-os com conhecimento real, buscado em cursos, palestras, videoaulas, etc. Há muitas opções de empreendedorismo para sua área, disso você pode ter certeza. Faça a diferença!

Vem aí a 2ª Semana de Profissionais da Parentalidade!

Você é psicólogos, doula, educadora perinatal, consultora de amamentação, consultora do sono, nutricionista, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, educador físicos, fisioterapeutas, entre outros?
Atende gestantes, mães, pais, avós e famílias?

Se respondeu SIM para essas duas perguntas, temos um convite para te fazer: dos dias 31/08 ao dia 10/09, estará no ar uma série de 4 vídeos-aulas te apresentando conceitos importantes para você que é um profissional da parentalidade!

Acesse a garanta a sua vaga: http://conteudo.escoladaparentalidade.com.br/2-semana