O profissional que possui graduação em psicologia nem sempre está apto ou se identifica com o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes. A área da psicologia é muita abrangente e existem diversas especializações para os atendimentos se tornarem mais especializados e eficazes. Sendo assim, é muito importante que após a graduação em psicologia, o profissional faça uma ou mais especializações.
Especialista em Psicologia Infantil
A Psicologia Infantil é um campo da psicologia responsável por investigar e estudar as manifestações psíquicas da criança, incluindo características cognitivas, perceptivas, linguísticas, físicas, emocionais, sociais, e outras.
Como a Psicologia Infantil ajuda a criança?
Por meio da Psicologia Infantil é possível ajudar a criança a se restabelecer de forma saudável, além de orientar os pais para a continuação do processo de melhora em casa. Para isso, o Psicólogo Infantil trabalha no sentido de oferecer um ambiente onde a criança se sinta segura e acolhida.
A forma de falar, as palavras que ele usa são todas elaboradas justamente para criar um ambiente de confiança, onde o profissional consiga colher a informação sobre o que se passa com a criança da melhor forma possível.
Como funciona o atendimento às crianças?
Sabemos que as crianças não expressam seus sentimentos e emoções como fazem os adultos. Elas verbalizam menos e tem outras formas de comunicação. Por isso, todo atendimento é feito de forma lúdica, ou seja, através de brincadeiras, desenhos, jogos e massinhas.
É através do brincar que a criança consegue expressar os seus sentimentos e o seu mundo. Com o auxílio da psicologia infantil, elas encontram recursos de enfrentamento para se posicionar de forma saudável e sem prejuízos no seu dia a dia.
Encontros periódicos com os pais também são importantes ao longo da psicoterapia. A participação dos mesmos é imprescindível neste processo. Muitas vezes, se faz necessário solicitar aos pais informações, como também, oferecer-lhes auxílio para o desenvolvimento satisfatório do processo. A parceria com a escola também é importante, já que é no ambiente escolar que a criança passa boa parte do tempo e onde, frequentemente, as dificuldades e conflitos se manifestam.
Por isso, para trabalhar com crianças ou mesmo adolescentes é preciso ter conhecimento específicos, técnicas que consigam trazer resultados melhores durante os tratamentos.