Dia das Mulheres: homenagens ou reflexões?

Escola da Parentalidade

Chegamos naquela semana em que muitos tentam homenagear as mulheres, mas poucos conseguem entender o motivo de existir o Dia das Mulheres. Será que ideal seria trocar as homenagens pela oportunidade de reflexões? É sobre isso que falaremos mais ao longo do texto e do seu papel como Profissional da Parentalidade frente ao atendimento de mulheres. 

Precisamos entender, que ser mulher hoje é totalmente diferente do que há 30 anos. Alguns sonhos continuam os mesmos. Algumas atitudes não saem de moda. As responsabilidades continuam as mesmas. Os deveres também. Já, os papéis sociais assumidos, se multiplicaram!

Mas, de forma geral, as novas possibilidades que as mulheres conquistaram ao longo dos últimos anos são totalmente novas e por isso há uma reconstrução do ser mulher no século XXI. Essa reconstrução, nos faz pensar que, para além da necessidade de existir uma dia das mulheres com intuito de reforçar o nosso lugar na sociedade; este também pode ser um dia para a própria MULHER pensar nos padrões que se repetem e o que ela deseja mudar!

Mas, não só a mulher precisa repensar isso, o Profissional da Parentalidade também precisa entender essa mudança ao mesmo tempo que entende o peso da história, social, familiar e individual, de cada mulher, mãe ou avó que procura seus serviços.

Não podemos recortar essa pessoa de todo o contexto em que está inserida. É, por isso, que não podemos atender as pessoas que nos procuram como se elas fossem apenas mais uma. Precisamos individualizá-las.

Também, não podemos inseri-la no nosso contexto e precisamos tomar cuidado para prestar a assistência, fornecer informações embasadas mas, acima de tudo, respeitar as crenças e valores que essa MULHER construiu ao longo da sua história.

É pensando nisso que elaboramos a 1ª Semana de Profissionais da Parentalidade. Um tempo dedicado ao profissional que atende pessoas que estão sendo impactadas diretamente pelas transformações parentais. Nessa semana, de 05 a 12 de Março, estamos ofertando conteúdo para que você possa refletir sobre a pessoa e a família que você atende, oferecendo o suporte que lhe é próprio.

Clicando AQUI você consegue acessar aos vídeos que já estão disponíveis. 

E para te aquecer para o dia de homenagear as mulheres, deixamos um trecho da música Como Nossos Pais, da saudosa Elis Regina. Esse trecho permite uma reflexão a mais sobre os papéis parentais e sobre como carregamos a base que eles nos ofertaram ao longo de nossas vidas!

Espero que você goste! Te vejo na Semana de Profissionais da Parentalidade!

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais

(…)

Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem”

Related Posts